O Papel do Jardineiro e do cidadão na "BioDiverCidade"

O papel do jardineiro na Biodiversidade na cidade

Entendendo BioDiverCidade como Biodiversidade na cidade, chegamos facilmente a uma linear conclusão.
Jardineiros e cidadãos (vulgo proprietários) têm um enorme papel a desempenhar no futuro da vida selvagem das cidades, com as alterações da estrutura de ocupação de solos, abandono dos quintais e considerável diminuição dos baldios, que tinham um papel fundamental como corredores ecológicos para a fauna, entre os grandes jardins ou parques existentes em Lisboa .

Elemento também a acrescentar, é o inevitável facto de cada vez existirem mais e mais disseminadas espécies de flora que são invasoras exóticas e portanto, muitas delas pouco interessantes do ponto de vista da Biodiversidade. Também a utilização de espécies tropicais nos jardins, em muito pouco contribui para a riqueza biológica, uma vez que muitas destas espécies não têm qualquer utilidade para a nossa fauna tradicional.
Ao incentivar a  jardinagem biológica estamos a incentivar a vida selvagem, por se poder estabelecer um equilíbrio entre as pragas e seus predadores naturais.  Ambas as plantas e pragas benéficas irão florescer, e com um dos elementos da cadeia de alimentos saudáveis, em substituição, as criaturas mais nefastas podem ser mantidas em níveis administráveis.




 Por exemplo, as joaninhas alimentam-se de pulgões, e as rãs, sapos e pássaros comem lesmas e caracóis, gafanhotos, escaravelhos, etc.  Sendo mais selvagem e ecológicamente amigável, não significa que tem que se ter um jardim caótico e com ar abandonado, ou do mesmo modo não significa abandonar o ideal de um relvado perfeito e rigidamente aparado.  Simplesmente o que muda para o  jardim, são a escolha de espécies e estrutura de arranjo, como plantar algumas espécies nativas de arbustos, árvores ou flores, permitindo as sementes e frutos que servem de alimento ideal a estas espécies, assim como zonas de abrigo seguras e agradáveis .

No entanto, podemos ir mais longe - que mal tem, em termos estéticos, se na visão alternativa da sua janela da cozinha estiver um prado natural, mas criteriosamente seleccionadas as espécies existentes, para se conseguir um aspecto estético pretendido? Isso poderia incrementar por exemplo, orquídeas nativas, flores do prado e borboletas, com uma tapeçaria de flores e cápsulas de sementes de ervas selvagens , e uma série de aves que se alimentam de frutos dos mesmos e nidificam nos arbustos ou árvores envolventes desse prado.

O que fazer

Dez maneiras de introduzir características atractivas para os animais selvagens

•Escolha plantas que são mais atractivas para a fauna nativa, por exemplo, os pássaros são atraídos para as plantas baga-como Medronheiros, Sanguinhos, Cotoneasters, Azevinho, Sabugueiros, etc. Também favoritos para os pássaros nativos são plantas trepadeiras como a Vinha virgem, Madressilva, Hera.
• Permitir que algumas de suas plantas fiquem até final de ciclo, para dar sementes de inverno e fornecer alimentos para as aves que se alimentam de sementes. As sementes e suas cápsulas também tem um bónus de estética, uma vez que fornecem padrões, cores e formas no jardim.
•Procure alternativas (aos  pesticidas) para combate dos insectos prejudicais ás plantas como sejam as lesmas, caracois, lagartas  e também reduzir (ou eliminar de todo) o uso de herbicidas, fungicidas e insecticidas, através da utilização de métodos biológicos de controle. Muitos insecticidas matam tanto as espécies benéficas, bem como as prejudiciais.

 .
•Use alimentadores e ninhos de aves protegidos, para proteger as aves de gatos.
•Fornecer caixas de nidificação para as aves e até morcegos. Caixas ninho são excelentes substitutos para os buracos em árvores velhas.  Em muitos jardins, pode haver muita comida, mas nada de condições para ninhos.
• As plantas perenes com flor grande, para incentivar as abelhas no jardim .  Evite muitas flores duplas que podem impedir os insectos de aceder ao néctar.
•Evite o uso de herbicidas optando pela monda manual ou aplicação de cobertura morta, utilizando restos de  plantas daninhas ou outra boa cobertura do solo (pedras, casca pinheiro, areia).
•A água tem uma caracteristica na Natureza - mesmo uma simples tigela pode incentivar rãs e outros animais que se alimentam de insectos e vermes. Libélulas e muitas aves podem usá-las para beber e banhar-se. Se tiver espaço para uma lagoa, em local ensolarado e garantir que os lados são ligeiramente inclinados. Assim os pássaros podem beber e banhar-se, os anfíbios podem viver e ouriços podem escapar se lácaírem dentro.
•Mantenha uma pilha de troncos ou pedras num canto tranquilo do jardim para servir de abrigo para insectos répteis e mamíferos - se tiver sorte, um ouriço ou sapo pode encontrar uma casa ali e alimentar-se de todas as lesmas e caracóis existentes.
•Um feixe de hastes ocas em  local tranquilo que apanha o sol da manhã, pode ser uma casa de abelhas pedreiro, solitárias .

Plantas para tentar

•Viburnum tinus (Folhado) - cor do outono boa e flores brancas no verão, que se transformam em bagas vermelhas e pretas no Outono, proporcionando uma boa fonte de alimento para as aves.
•Cynara cardunculus, (Alcachofra) - este é um grande cardo perene , com suas flores azul-violáceo, cabeças esféricas  de tamanho impressionante.

•Buddleja davidii - boa fonte de néctar para as borboletas
•Lonicera periclymenum , (Madresilva)-  fornece néctar para as borboletas e mariposas, que atrai com seu perfume nocturno. Os pássaros também comem as sementes
•Calendula officinalis, rico néctar e também é bom para o plantio consociado
•Primula vulgaris , as flores fornecem uma fonte de néctar no início da primavera, enquanto as folhas servem de alimento para as larvas de borboletas e os pássaros comem as sementes
•Hedera helix , Hera - fornece abrigo para pássaros, néctar no inverno e na primavera os frutos

Sem comentários: