Como cuidar de um Bonsai

Como manter uma planta Bonsai


Bonsais são árvores em miniatura que são mantidas pequenas por plantá-las em pequenos recipientes ou vasos. O termo "bonsai" traduz-se literalmente como "vaso de plantas." Bonsais podem ser criados a partir de quase qualquer árvore ou arbusto perene, com escolhas particulares incluindo Ciprestes, Pinheiros ou Aceres.

A arte de cuidar do bonsai tem sido praticada há séculos no Japão, e é pensado para estimular a paz interior, a criatividade e a contemplação de beleza.

Abaixo estão algumas técnicas para ajudar a manter sua planta bonsai ou uma árvore com amor e sucesso.

Regar os bonsais.
Como todas as plantas e árvores, os Bonsai precisam de água . A quantidade a utilizar depende da espécie botânica que tenha, então será necessário considerar isso conhecendo a ecologia da referida espécie.
É importante não regar demais a sua planta, pois pode tornar-se propenso a fungos ou podridão de raízes, tanto que a pode matar. O solo deve ser mantido ligeiramente húmido, mas nunca encharcado.
A melhor maneira de evitar problemas é ter uma boa drenagem do recipiente (permitindo o excesso de água escapar do fundo para que não se tornem alagadas).
 Reenvasar o Bonsai. Quando jovem, o bonsai precisam ser reenvasados frequentemente. Esta é a forma que permite que continuem a formar novas raízes e absorvam a água de forma eficiente, mantendo-se saudáveis e verdes. A necessidade de reenvasar torna-se menos frequentes com a idade da árvore. Geralmente é feito no Inverno com árvores de folha caduca, enquanto estão no seu estágio dormente.
                    
A escolha da terra
Como mencionado acima, o ideal é ter boa drenagem do solo.
O tipo de fertilização varia, mas o solo é geralmente uma mistura de areia, saibro, turfa e húmus. Há a possibilidade de optar por uso de adubos ou húmus orgânico, por isso se resume a escolha pessoal, eu sugiro o húmus por muitas razões de coerência e orgânica.

Controle de temperatura.
Os Bonsai podem ser de espécies que beneficiam interior ou exterior, conforme a sua ecologia e procedência geográfica original. Isso é muito importante de observar, pois as plantas de climas mais frios, não prosperam dentro do ambiente artificial da maioria dos lares, enquanto as plantas de interior necessitam de protecção das agressões do clima.•
Mais uma vez terá que pesquisar sobre a ecologia da planta. Simplificando, se a árvore ou arbusto Bonsai é da área ou país em que vive, ele estará melhor adaptado e exigem menos cuidados da sua parte.

Muitas plantas tradicionais Bonsai vegetam melhor em temperaturas moderadas, com a exposição solar e humidade regulares. Estas não podem prosperar em ambientes fechados. Bonsai de climas tropicais ou Mediterrânicos do interior são melhores, e precisam ser protegidos da geada, frio e chuvas mais contínuas.

Podar o Bonsai.
A poda é importante, mas deve ser feita com cuidado, pois as podas em excesso podem matar a planta. Normalmente, recebem menos poda à medida que envelhecem, sobretudo por crescerem menos. A poda deve ser frequente e muito ligeira de cada vez, de modo a manter a árvore na forma e tamanho desejados.

A parte superior do tronco da árvore às vezes pode ser removida para tornar a árvore mais compacta. Ramos também podem ser removidos e encurtados, a fim de encaixar com os planos do designer.
Aparar as folhas
Um aparador foliar pode ser usado para remover as folhas e agulhas, principalmente abaixo as almofadas. Isto é para ser feito frequentemente para manter a forma da árvore. ´



Moldar a forma com arames
Para muitas espécies de bonsai, envolver em torno dos ramos e troncos fios de cobre ou de alumínio pode permitir que o tratador consiga “esculpir” a forma da árvore. Este processo é mais comummente feito em ramos jovens, pois os mantém no lugar até que se transformam em madeira adulta e dura. Os arames, geralmente são deixados no local por um período de crescimento de 6-9 meses.•

Usar a técnica de Jin e Shari
Se quiser simular idade avançada numa árvore Bonsai, pode optar por considerar as técnicas de envelhecimento, que dão a aparência de árvore já muito antiga. Essencialmente, isso envolve a remoção da casca de algumas áreas para dar a impressão de ramos partidos e até mesmo efeitos de relâmpago. Pode-se então então usar as ferramentas para a cicatriz da madeira e aumento do grão.

Técnicas especiais.
Dependendo do tipo de Bonsai que esteja cuidando, outros processos como enxertia e desfolhamento podem ser usados. Estes podem realmente prejudicar as árvores, se feitos incorrectamente, O melhor conselho é pesquisar o tipo específico de planta que tem em casa, a fim de descobrir as necessidades específicas mais eficazes para essa variedade.

Apreciar os Bonsais
Este é o passo mais importante! O Bonsai é uma forma de arte, que pretende ser uma experiência de crescimento para a pessoa cuidar da planta. Se começar a apreciar o prazer de cuidar e manter o Bonsai, então, de várias maneiras, já estará a fazer as coisas correctamente.

Sem comentários: