CAIXAS NINHO PARA AVES

Construir a sua própria caixa ninho


Construir a sua própria caixa ninho é fácil e gratificante! Há uma variedade de designs apropriadas para uma as diferentes espécies. Dois projectos que são mais comummente utilizadas nos jardins são as seguintes:

O ninho de buraco pequeno que normalmente é ocupada por espécies de Chapins
Abrir a caixa pequena fachada que fica facilmente utilizado por Piscos

As ilustrações abaixo, dão as dimensões sugeridas para ambos os buracos com pequena abertura ou com frentes de caixas.


Materiais

É importante que o interior da caixa não fique demasiado quente ou frio, e que a caixa seja durável.



As caixas do ninho devem ser feitas de madeira Metal e plástico são materiais impróprios que possam provocar o super aquecimento do conteúdo do ninho ou permitir que a condensação se acumule no interior da caixa, molhando os ovos e crias.

O tipo de madeira utilizada não é crítica, mas folhosas, como carvalhos e faias, ou  madeira macia, como o pinheiro.

Um pouco mais crítico é a espessura da madeira, que deve ser pelo menos 15 milímetros para fornecer isolamento suficiente e para evitar empenamento.

É melhor pregar a sua caixa,  ao invés de colá-lo (lembre-se de usar pregos galvanizado / aço inox para impedir a ferrugem), pois isso permite que a água escorra.

 Certifique-se de fazer um par de furos na base da caixa para garantir que qualquer chuva que possa entrar se escoe rapidamente.

Não coloque um poleiro na parte dianteira da caixa ninho, pois para a ave isso não é necessário e pode auxiliar o acesso a um predador!



Tamanhos das aberturas:
Orifícios de diferentes tamanhos são adequados para as diferentes espécies:

25mm ou maior para o Chapim azul, Chapim carvoeiro ; Felosas; Papa moscas
28 milímetros ou mais de Chapim real, Piscos ou Pardais
32mm para  Melros, Estorninhos ou Pica paus e pequenos Mochos

Acesso para inspecção e limpeza

A caixa ninho deve ter um meio de fácil acesso tanto para inspecção como limpeza.  Isto pode ser conseguido unindo uma dobradiça impermeável para o telhado da caixa, de modo que possa ser levantada facilmente, mas que não vai cair.  Câmara de ar de carros são ideais uma vez que devem ser usados materiais impermeáveis. Corte a borracha para a largura da caixa, e depois prenda com pequenos pregos na borracha ao longo das costas da caixa e ao telhado.

Bom trabalho e  muita vida para o seu jardim.

Claro que igualmente importante será ter um jardim de espécies vegetais e outros elementos naturais que sejam atractivas para a nossa fauna. mas isso tratamos nós, basta contactar...

No próximo post serão apresentadas espécies que poderão ocupar as caixas, em Lisboa

Sem comentários: