JARDINS ECOLÓGICOS EM LISBOA

A corrente dominante tem sempre sido que as actividades de fomento à biodiversidade se façam em zonas com uma envolvente natural ainda em bom estado e com o maior potêncial possível ao óptimo resultado.
Mas porque não a Biodiversidade na cidade ( A BiodiverCidade)?
Todos nós a nivel pessoal e profissional, temos desde sempre uma ligação muito forte com o campo e meio rural, e por isso entendíamos à alguns anos que Biodiversidade na cidade era irrelevante, a cidade já é por natureza um local estéril á biodiversidade, dado com perdido.
No entanto haverá melhor forma de sensibilização ou educação ambiental do que poder observá-la e inclusive, protegê-la no nosso próprio jardim ecológico?
Desde que vivemos na cidade e nos juntámos neste projecto, temos apercebido com alguma surpresa e sobretudo agrado, da ainda considerável riqueza de espécies que existem e circulam entre jardins, baldios, parques e principalmente, pequenos quintais.

Claro que também facilmente constatamos, que muitos desses quintais interiores estão a ser convertidos em garagens e estacionamentos, o que não deixa de ser um pouco triste (embora até possa compreender, pois o estacionamento, assim como os espaços verdes, são algo que está completamente esquecido na politica de ordenamento de Lisboa, em detrimento dos lobbies especulativos imobiliários e da construção desenfreada e completamente desregrada).  

Desde que começámos a construir pequenos jardins, para elementos da população com sensibilidade, formação e consciência ambiental mais evoluída, temos constatado que pode realmente ser feito algo pela tomada de consciência da importância da natureza e da biodiversidade nas nossas vidas.

Não somente pela via irredutível da ciência (nas consequências de devastarmos os recursos e capacidade de renovação do planeta), mas também pela via espiritual, ou da pura e simples estética da beleza no lazer (é aí que muitos começam, nestes novos tempos).
Pequenos quintais com jardins de biodiversidade, reproduzindo habitats naturais ou com hortas biológicas vocacionadas simultâneamente para providenciar a mesa de deliciosos horticolas e em simultâneo, embelezar o jardim.
É possível, fácil e  recomendável. Por civismo, consciência ecológica, bem estar, qualidade de vida, educação dos nossos filhos rumo a um futuro melhor e menos aterrador que aquilo que aparece nos noticiários e revistas cientificas.
Num momento que tanto se fala de crise poderá ser uma pequena solução ser capaz de produzir parte (ainda que pequena) dos alimentos que consumimos nas nossas refeições caseiras.
E para nós, que temos vivido e trabalhado em conservação da natureza, gestão de habitats e biodiversidade, educação, sensibilização e promoção ambiental, sempre em vários pontos do interior rural do país, e támbem em meios urbanos, hoje em dia não temos a menor dúvida que a maior massa critica deste pais, a maior dinâmica ambiental, está de forma irredutível e paradoxal nas nossas cidades.
Então e em jeito de conclusão: Fazem sentido os jardins ecológicos na cidade? Sem duvida!

  1. Porque sensibilizam as populações para a natureza.

  2. Porque fomentam espécies selvagens da nossa fauna.

  3. Pela simples estética.

  4. Para não nos sentirmos solitários como forma de vida num determinado meio.

  5. Porque é comprovadamente das melhores terapias conhecidas para o stress e pressão da vida nas cidades.
Brevemente, apresentaremos uma lista das espécies de fauna que podem ser atraídas a viver e usar estes jardins, em busca de abrigo e alimento. Acreditem que pode ser surpreendente.

Sem comentários: