ABRIGOS PARA FAUNA



Construa abrigos para as sardaniscas e os sardões na sua horta ou jardim.
Estes répteis funcionam como auxiliares e defensores das suas culturas caçando animais indesejáveis e mantendo afastadas ou no minbimo controldasa vários tipos de pragas da plantas.
Não os afugente!


As sardaniscas (lagartixas) e os sardões são uma presença quase constante na nossa horta ou pomar, encontrando-se mais junto a pedras, blocos de cimento e tijolos; construções antigas e pouco utilizadas, e outros pequenos nichos que servem de esconderijo, caso se sintam ameaçadas (sendo os gatos uma terrivel ameaça, pois caçam-nos sem piedade).


Mas, se os encontrar, não corra atrás deles para os afastar.




Estes pequenos répteis podem ser um precioso auxiliar do jardineiro e do agricultor, pois a sua alimentação é composta de grilos, gafanhotos, moscas, mosquitos e outros insectos.



Os sardões chegam mesmo a caçar ratos e ratazanas. As osgas são excepcionais no controle de moscas e Melgas. As cobras (e tirando as viboras, que estão muito restritas a alguns locais do pais) são perfeitamente inofensivas para os humanos e são activas predadoras de ratazanas e ratos.




Por estas razão, construa pequenos abrigos com pedras ou madeira para garantir a presença destes répteis. Neste contexto, um muro feito de pedra rusticas, ou uma instalação criativa de pedra, são suficientes para atrair estes simpaticos e uteis animais.



Ainda que não goste deles, vai dar-lhe jeito tê-los por perto

Sem comentários: