Super-alimentos e super-alimentação

Um super alimento é um alimento rico em fito-químicos, que são substâncias químicas especiais que destacam por terem propriedades de combate a doenças e desiquilíbrios físicos, emocionais ou nutricionais.  Os fito-químicos podem reduzir o risco de certas formas de cancro , reduzir as inflamações, fortalecer o sistema imunológico, ou de alguma outra forma contribuir para ser saudável. Quando os alimentos são ricos nesses fito químicos, podem ser consumidos não só porque o gosto é agradável, mas também porque são bons para a vitalidade física.



Há uma série de super alimentos, muitos deles derivados de vegetais e frutas. Surpreendentemente, há poucos que não sejam as coisas que se normalmente possa comer sozinho. Por exemplo, o cacau é considerado um super alimento porque contém flavonóides, que têm propriedades anti oxidantes. Normalmente não comemos pó de cacau, mas pode ser bom saber que a barra de chocolate que comemos é tão deliciosa como anti-envelhecimento.

Exemplos de frutos incluem amoras, mirtilhos, uvas vermelhas, toranja sanguínea, manga, mangostão, melancia, romã e tomate. O que torna esses frutos tão super é serem ricos em nutrientes especiais, os fito químicos, mencionados acima. Por exemplo, os tomates são ricos em licopeno, que pode reduzir o risco de cancro da próstata (para além que serve de estimular na pele a protecção à radiação solar, algo útil num  clima como o nosso) e rico em betacaroteno, que podem promover uma maior agilidade mental e condições lento, como Alzheimer. A vitamina C é outro nutriente indicado como anti-envelhecimento e uma possível redução no risco de desenvolver cancror.

Algumas frutas especiais, mas nem sempre são de fácil obtenção, são chamados super-frutos devido ao seu conteúdo fotoquímico alto, e também porque podem ser raros. Mas o termo super-frutos também pode ser frequentemente conotado e usado como uma técnica de marketing, uma vez que o consumidor se sinta mais inclinado a escolher uma fruta, que está super em vez de média relativamente aos frutos comuns. Esta subcategoria inclui mirtilos, amoras, açaí , goji, guaraná , noni, mangostão, maca etc e que não raro se encontram no mercado a preços muito altos, principalmente por serem provenientes de países exóticos com todos os custos que isso pode ter. No entanto e ignorando as modas e marketing, a nossa flora nativa, e inclusive muitos dos nossos hortícolas podem ser enquadrados facilmente (e por vezes até com mais vantagem e beneficio, tanto da nossa condições física como do ambiente).
Há uma abundância de vegetais que definitivamente são dignos do título super alimento. Há grandes quantidades de diferentes tipos de fito-químicos, em muitos vegetais verdes folhosos. Grãos e outros aditivos alimentares também são considerados super alimentos, a soja ,linhaça, feno grego, trigo germinado, salicornia e a quinoa são bons exemplos. Alho , aloe vera, mel , e outros alimentos conotados com qualidades probióticas também podem ser classificados como um super-alimento.



Com a excepção de alguns dos alimentos mais raros na lista "super-alimentos", o consumidor tenderá a deparar-se com uma grande variedade de fito nutrientes, pois comendo uma dieta rica em fibras alimentares, que inclui a abundância das frutas e produtos hortícolas, estará a conseguir-se de igual modo, tudo o que os super-alimentos irão oferecer. Na verdade, seria um erro limitar a sua dieta ao consumo de apenas alimentos incluídos em qualquer lista de super alimento, já que outros nutrientes importantes poderiam ser perdidos se o fizer. Esta referência justifica-se por actualmente e devido á moda dos super alimentos, estarem a acontecer casos destes com graves consequências para aqueles que a isso se propõem.



Uma dieta bem equilibrada, comum pouco super-alimentos adicionados, é provavelmente uma das maneiras mais nutritivas de comer. Não se esqueça de permitir-se a parte ocasional do bolo de chocolate e até mesmo uma chávena de bom café, uma vez que ambos também são derivados de super-alimentos .




1 comentário:

Anónimo disse...

boas, desde ja agraceço as vossas informaçoes. Deixo aqui tb a dica: Ter alguns desses frutos não fica assim tão caro quanto isso, isto se tiverem a própria arvore/arbusto, por exemplo as amoras pretas, framboesas e groselhas sao faceis de arranjar. Ja por exemplo os mirtilos e gojis sao um pouco + dificil mas tb se arrnja e em portugal ha um excelente clima para isso ;). Tenham é cuidado com a manutençao das arvores pois por exemplo o mirtilo so se cria em solo acido e com muitas horas de frio e a goji em alcalino e com muito sol.