A Importância da Biodiversidade

Biodiversidade e Ecossistemas
A biodiversidade de espécies animais e plantas, são fundamentais para a sobrevivência da vida, mas muitos dos factores e elementos de biodiversidade do mundo já estão destruídos ou ameaçadas de extinção.

A Terra é composta de ecossistemas e características ecológicas que são apoiadas pela biodiversidade, mas muitas pessoas não entendem o significado da biodiversidade ou o que o impacto da sua perda significaria. A fim de destacar a importância da biodiversidade, 2010 foi escolhido como o Ano Internacional da Biodiversidade, numa tentativa de educar as pessoas sobre a biodiversidade e de como a mesma sustenta a vida quotidiana.

A definição de biodiversidade

A biodiversidade também é conhecida como a diversidade biológica, em termos gerais, descreve a enorme variedade de espécies (animais ou vegetais) encontrado na Terra e do meio natural em que os ecossistemas e as comunidades são formadas. Com o tempo, os seres humanos têm aumentado o impacto na biodiversidade da Terra por isso é importante compreender de modo a não destruir esses processos frágeis.

A Biodiversidade inclui:
  • Diferentes ecossistemas, como montanhas, lagos, desertos, oceanos, pântanos e florestas
  • Diferenças genéticas dentro da mesma espécie
  • Aproximadamente 1.750 mil espécies identificadas, com uma estimativa entre 3 e 10 milhões de espécies actuais.

Como os  impactos na Biodiversidade afectam a vida  na Terra

A Biodiversidade afecta inevitavelmente e inequivocamente a vida cotidiana na Terra; Exemplos de benefícios da Biodiversidade incluem:
  • Aproximadamente 30 por cento dos medicamentos são desenvolvidos a partir de plantas ou animais
  • Enriquecimento do solo através da decomposição de animais e plantas mortos e repartição de resíduos por organismos tais como insectos e vermes
  • As planta verde na realização de fotossintese e consequente absorção de carbono e produção de oxigénio
  • Cerca de 80 espécies de plantas são credenciados como origem de mais de 90 por cento das fontes de alimento do mundo.

A importância dos ecossistemas

Os Ecossistemas suportam uma rica diversidade de espécies que interagem com os seus ambientes circunvizinhos para produzir uma série de benefícios, que incluem:
  • Purificação do ar e da água e prestação de muitas das necessidades do homem, como comida, combustível e materiais de construção em termos de fornecimento de matéria prima 
  • Estabilização do clima da Terra
  • Desintoxicação de resíduos de produtos prejudiciais, provenientes de actividades humanas
  • Polinização das plantas
  • Controle ambiental através das inundações e incêndios
  • Controlo da erosão
  • Controle da doença
  • Fonte de muitos medicamentos
  • Reciclagem de nutrientes.

O impacto da perda de Biodiversidade

A Biodiversidade e os ecossistemas precisam ser protegidos, a fim de preservar a qualidade de vida na Terra, muitas plantas e animais já foram extintos por meio de acções humanas e que se estima caso a tendência não mude, 34.000 espécies de plantas serão extintos. Reduzindo a Biodiversidade, os ecossistemas são incapazes de operar de forma eficaz, com a perda da eficácia dos ecossistemas, a medicina, alimento, abrigo e outros recursos valiosos são perdidos, muitas vezes de forma irremediável e irreparável.

Acção para a Biodiversidade

A Biodiversidade tem sido afectada pelas alterações climáticas, poluição, exploração da terra e perda de habitat natural por meio de acções humanas, o Ano Internacional da Biodiversidade em 2010 teve como objectivo trazer esses problemas ao mundo é a atenção publica e politica a fim de instigar acções preventivas por parte dos governos e organizações privadas para proteger o mundo para as gerações futuras.
No contexto urbano de uma grande cidade cosmopolita como Lisboa, pode até parecer que é irrelevante a existência de Biodiversidade ou sobretudo acções pela mesma, no entanto e dado razões de rápida e intensa recessão global dos recursos qualquer acção é importante e onde quer que seja.
Por outro lado e por várias razões circunstânciais da actualidade uma grande maioria da opinião publica está nas cidades ou é formada nas mesmas, daí que em termos pedagógico ou de formação de atitude e correntes sociais, torna-se absolutamente justificável a acção para a Biodiversidade no meio urbano, ou por outras palavras a BioDiverCidade

Sem comentários: