Valor nutritivo e terapêutico dos cogumelos

Os cogumelos são fungos, que se caracterizam por terem esporos e um corpo de frutificação carnudo. Desde a antiguidade, têm sido usados não apenas para fins de consumo, mas também para fins medicinais. Os Faraós comiam cogumelos como uma iguaria, os gregos acreditavam que elas eram uma fonte de força e a cultura chinesa considerava como alimento e tratamento natural.

Existem mais de 14.000 tipos de cogumelos no mundo, dos quais aproximadamente 3.000 são comestíveis, cerca de 700 têm propriedades medicinais conhecidas e por volta de 1400 foram identificados como venenosos. Hoje os cogumelos são utilizados para consumo, pelo seu sabor, textura, bem como para os benefícios na saúde.

Valor nutricional dos cogumelos

100 gramas de cogumelos brancos cozidos, podem conter os seguintes nutrientes:
  • Folato (vitamina B9) - 16,0 mcg
  • Niacina (Vitamina B3) - 3.6 mg
  • Niacina (Vitamina B3) - 3.6 mg
  • Ácido Pantotênico (Vitamina B5) - 1,5 mg
  • Riboflavina (Vitamina B2) - 0,4 mg
  • A tiamina (vitamina B1) - 0.1 mg
  • Vitamina B6 - 0,1 mg
  • Cobre - 0,3 mg
  • Ferro - 0,5 mg
  • Magnésio - 9,0 mg
  • Fósforo - 86,0 mg
  • Potássio - 318 mg
  • Selênio - 9,3 mcg
  • Zinco - 0,5 mg
  • Fibra
Saúde e benefícios nutricionais dos cogumelos

Os Cogumelos têm muito menos calorias e contêm cerca de 80-90 por cento de água. Ao mesmo tempo, eles têm baixo teor de sódio, gordura, hidratos de carbono e alto teor de fibras. Esta é a razão pela qual são considerados um bom recurso para aqueles que procuram a perda de peso.

Os cogumelos são uma excelente fonte de potássio. Diz-se que há mais potássio num cogumelo que numa banana. Uma vez que o potássio ajuda a baixar a pressão arterial e diminui o risco de acidente vascular cerebral, são recomendados para pessoas que sofrem de hipertensão.

São ricos em cobre, um mineral que possui propriedades cárdio-protectoras. Uma única porção de cogumelos pode fornecer cerca de 20 a 40 por cento das necessidades diárias de cobre.

Crê-se que têm potencial para ajudar na luta contra o cancro. Eles são uma excelente fonte de selénio, um anti-oxidante que trabalha com a vitamina E para proteger as células contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres.

Nos cogumelos brancos foram encontradas propriedades para conter a actividade da aromatase, uma enzima envolvida na produção de estrógeno, e 5-alfa-redutase, uma enzima que converte a testosterona em DHT.

Os Shiitake contêm Lentinan, um beta-glucano, que tem sido associado ao estimulo do sistema imunológico e, portanto, acredita-se ser útil na luta contra a SIDA. Essa mesma enzima também ajuda no combate à infecção e tem actividade anti-tumoral. Sendo ricos em proteínas fibras e vitamina B, os cogumelos ajudam a manter um metabolismo saudável.

Foi constatado que o extracto de cogumelo ajuda a parar a enxaqueca e é benéfico para pessoas que sofrem de doenças mentais, como transtorno obsessivo-compulsivo.

Os Pleurotes são úteis no fortalecimento das veias e relaxamento dos tendões.

Propriedades medicinais dos cogumelos brancos

(Agaricus bisporus) é o cogumelo mais comum, que foi deliberadamente criado para ter um botão superior uniforme e um fino caule.
É o cogumelo mais amplamente cultivadas na Europa, no entanto não tem uma sólida reputação nutricional e medicinal.
.

 

 

Pleurote na medicina chinesa

pic-oyster-mushrooms  O cogumelo ostra (Pleurotus ostreatus), também é bastante popular. Estes cogumelos são exclusivamente distintos. Têm brânquias brancas nos caules curtos e crescem sobre madeira.
O cogumelo ostra pode ser usado em sopa, cozido com uma variedade de alimentos. A medicina tradicional chinesa tem utilizado estes cogumelos exóticos para tratamento da saúde das articulações e relaxamento muscular.
São considerados ricos em ferro e  classificados por herbalistas como criadores de sangue natural. Mesmo os suplementos vitamínicos naturais ficam aquém das propriedades nutritivas dos cogumelos, muitas vezes esquecidos

Propriedades medicinais dos cogumelos Shitake

pic-shitake-mushroom  O cogumelo Shiitake (Lentinula edodes) é frequentemente encontrada em troncos de carvalhos nas florestas e também é conhecido como o cogumelo do carvalho. Em ambientes agrícolas, é cultivada em toros sintéticos, serradura ou outras formas de utilização de resíduos agrícolas.
O cogumelo Shitake representa  10% da produção mundial de cogumelos. Na medicina oriental tradicional, há uma grande variedade de usos destes cogumelos, incluindo pelos efeitos benéficos no funcionamento do fígado, pelos seus poderes de regeneração, a capacidade de impulsionar chi (energia vital biológica), e no retardamento do envelhecimento precoce.
A ciência actual está concentrada não só na luta contra o cancro, mas nas propriedades das substâncias isoladas a partir do cogumelo shitake que são eficazes para tratar de doenças do coração e SIDA. O factor anti-tumor continua a ser pesquisado.

Enoki para reforçar o sistema imunológico

pic-enoki-mushrooms  Todos os cogumelos comestíveis que crescem de forma selvagem (em madeira), parecem ter propriedades medicinais. O cogumelo Enoki abriga o polissacarídeo flammulin, que os pesquisadores Japoneses e Chineses  afirmam ter propriedades comprovadas anti-tumor/anti-cancro.
Note-se que Nagano, no  Japão, o coração da agricultura Enoki, tem uma taxa muito baixa de cancro. O Enoki é considerado anti-viral, anti-bacteriano, assim como tem a propriedade de fornecer um  poderoso impulso imunológico, o que tem sido demonstrado com efeitos particularmente positivos, no tratamento do câncer de próstata e lymphoma.  

Benefícios do cogumelo de Reishi

pic-reishi-mushroom Um dos mais famosos cogumelos é o Reishi (Ganoderma lucidum) que é conhecido pelos japoneses como "o cogumelo de 10 mil anos".
O nome chinês, Zhi-ling, significa o "cogumelo da imortalidade".
O Reishi tem sido avaliado numa variedade de estudos e tem mostrado ter um efeito positivo sobre a degeneração pigmentar da retina, neurastenia, insónia, úlcera duodenal, hepatite e distrofia muscular
Além disso, o cogumelo Reishi tem pro-imunes e propriedades anti-cancro.
O cogumelo Reishi foi considerado benéfico para o sistema imunológico estimulando polissacarídeos, triterpenóides e proteínas especializadas que tenham efeitos estimulantes sobre a função do sistema imunológico.

História dos Poderes de Cura

Mesmo os cogumelos comestíveis mais cultivadas fornecem uma cornucópia de possibilidades medicinais que claramente captaram a atenção dos cientistas Ocidentais.  A realidade é que esse fascínio pelo valor medicinal dos cogumelos não é novo. Durante 3.000 anos, os chineses têm olhado para o cogumelo pelos poderes de cura. Os japoneses também têm apreciado e conhecido as propriedades curativas de cogumelos ao longo dos séculos, por isso é normal que em muitas descobertas modernas para a aplicação medicinal de cogumelos têm sido protagonizadas por pioneiros japoneses. Na verdade, parece que o fungo tem a capacidade de ajudar as pessoas a manter um equilíbrio corporal saudável.   

Finalmente, de acordo com um estudo de 1987 (Ying et al., 1987), existem pelo menos 270 espécies de cogumelos com  propriedades medicinais reais. A China e Japão, países que têm uma história sólida e laços antigos com o cogumelo medicinal, têm o objectivo em criar o conceito do cogumelo mágico, não apenas como uma delícia culinária, mas com o potencial das incursões que se tem em alguns das maiores desafios para a saúde da civilização moderna.

Sem comentários: