Alimentação saudavel e gestão doméstica-algumas dicas

Comer alimentos saudáveis é uma coisa que pode aumentar com o tempo, recorrendo a informação, opções e alguma disciplina. Muitas vezes pensamos que a única maneira de comer bem ao ter que gerir um orçamento reduzido, é comprar mais baratos os alimentos processados ou provenientes de agricultura química, mas que a longo prazo, estes podem ser mais caros, em consequência dos problemas de saúde que podem causar, do custo de correcção dos danos ambientais (pagos com o dinheiro dos contribuintes.

Há algumas maneiras de comer (e viver) de forma mais saudável e economizar dinheiro, e aqui tentaremos dar algumas dicas sobre como fazer isso.

O produto biológico fresco pode ficar mais caro, no entanto se fizer uma opção de selecção por produtos da época, por vezes chega a ser mais barato que os horticolas provenientes de agricultura química.

Não tendo dinheiro suficiente para uma alimentação saudável, tal não deve ser uma desculpa para comer fora em cadeias de fast-food todos os dias. Até porque se gasta de facto muito mais dinheiro no imediato e inevitavelmente, em ginásios, tratamentos e pequenos problemas que irão surgindo pelo consumo recorrente deste tipo de alimentos, como já existem centenas de estudos e nem vamos debruçar aqui.

Então, ao invés de parar e comer um hambúrguer rápido, mais uma coca-cola e batatas em óleos muito duvidosos e queimados, exploração de mão de obra barata e descartável. talvez valha mais tentar guardar o dinheiro que  gastaria lá e colocá-lo para uma melhor utilização na mercearia ao comprar alimentos mais saudáveis. Se fizer um controlo rigoroso ficará surpreendido com o quanto será capaz de poupar.


Comer em restaurantes ou pequenos almoços em cafés, pode ser um estrondoso elemento de contenção e redirecionamento de finanças domésticas. Com o dinheiro da refeição de uma pessoa num restaurante, faz-se uma refeição para uma família.

Evite comprar bebidas. Isto inclui refrigerantes, álcool e sumos, cheios de açúcar e corantes. Beber água não é apenas gratuito, mas é muito mais saudável. Outra hipótese são os chás, e ficará igualmente surpreendido com o tipo e variedade de chás que existem e que tem óptimos efeitos no organismo. Por fim e isso o ideal, dez minutos de trabalho na cozinha e faz um ou dois litros de sumo de frutas e/ou vegetais que são autênticas refeições e bombas de energia (superior ao café). Algumas bebidas (sumos, em particular) podem parecer e apregoar ser saudáveis, mas estão realmente cheias de açúcar e xarope de milho, rico em frutose (que aliás até será provavelmente transgénico).

Para quem fuma, independentemente dos malefícios para saúde e afins, pense só que que gasta em média 120 euros mês. Ou seja, cerca1500 ano. O corpo fica envenenado e a saúde e estado de espírito degradados. Pense que esse orçamento dá para alimentar uma família inteira em 100% biológico (na diferença de custo para a produção intensiva e química) e ainda vai sobrar um bom bocado de dinheiro.

Pense que ao ter uma má alimentação, de seguida gasta no ginásio, no médico, e sobretudo, na boa disposição e auto-estima,  a indisposição etc.

Recentemente descobriu-se que o intestino humano tem mais células nervosas que o próprio cérebro, daí que a expressão "diz-me o que comes e dir-te-ei quem és" ganha totalmente novos contornos. aquilo que comemos e a respectiva qualidade ou origem , tudo afecta o nosso estado psico-emocional. Algo tambem a equacionar no momento de fazer escolhas

Planeamento é a chave para a compra de alimentos de forma sábia.
Se você está tentando melhorar sua saúde, você pode descobrir que os hábitos alimentares saudáveis são importantes . mas eles são difíceis de implementar a longo prazo!


Sem comentários: