JARDINS E VARANDAS VIVOS


JARDINS E VARANDAS VIVOS

No ano internacional da Biodiversidade, decidimos criar o projecto BioDiverCidades, que se propõe sobretudo á difusão de informação e actividades concretas para formarem a cidadania neste sentido ou criar benefícios para o meio ambiente e qualidade de vida da população urbana , Neste contexto surge a nossa primeira proposta e sugestão de serviço que prestamos á comunidade e á Natureza

O papel do jardineiro na Biodiversidade da cidade
Entendendo BioDiverCidade como Biodiversidade na cidade, chegamos facilmente a uma linear conclusão.
Jardineiros e cidadãos (vulgo proprietários) têm um enorme papel a desempenhar no futuro da vida selvagem das cidades, com as alterações da estrutura de ocupação de solos, abandono dos quintais e considerável diminuição dos baldios, que tinham um papel fundamental como corredores ecológicos para a fauna, entre os grandes jardins ou parques existentes em Lisboa .

Ao incentivar a jardinagem biológica estamos a incentivar a vida selvagem, por se poder estabelecer um equilíbrio entre as pragas e seus predadores naturais. Ambas as plantas e pragas benéficas irão florescer, e com um dos elementos da cadeia de alimentos saudáveis, em substituição, as criaturas mais nefastas podem ser mantidas em níveis administráveis.

JARDIM ZEN
O Jardim Zen é uma das mais fascinantes formas de lazer e decoração conhecidas. Ele é a recriação em pequenos espaços da paisagem e do Universo. Nos templos antigos, eram os monges e os nobres que desenhavam no Jardim.
A sua simplicidade expressa um grau de espiritualidade, recriam córregos, lagos e colinas artificiais.
O refazer do Jardim é um hábito e convida à prática da meditação.
Jardim Zen é um elemento dinâmico, não estável, que pode ser reestruturado e readaptado de acordo com o estado de espírito ou um assomo de criatividade.

JARDIM DE HORTICOLAS
Com um jardim de bio-hortícolas, utilizando as várias espécies de vegetais da nossa culinária e hortas, através das suas conjugações, tendo em conta a cor, forma e tamanho, consegue-se um aspecto decorativo que sirva as duas funções, a ornamental e a produção. Resultando num belo e aprazível jardim com a possibilidade e vantagem de se poder consumir as plantas que nele existam.

Por este facto, o jardim torna-se dinâmico, porque depois de cada colheita, pode-se alterar a forma e aparência do espaço.





JARDIM ECOLÓGICO
Para este tipo de situação, até um pequeno pátio ou varanda podem ser alvo de uma intervenção, através da colocação de vasos ou recipientes apropriados, que na sua interligação e conjugação obterão o efeito decorativo desejado.

O Jardim ecológico caracteriza-se por ser uma pequena representação ou reprodução de um previamente escolhido ecossistema ou habitat natural criando as necessárias condições para o abrigo de várias espécies de flora e fauna selvagem, características de cada um.

Pode ser um habitat como a floresta, os matos, os prados, as zonas húmidas, as montanhas e assim sucessivamente, conforme a preferência de cada cliente, em particular.
Através desta escolha, pode-se conseguir um jardim bastante povoado por várias espécies de fauna selvagem, que frequentam e vivem na cidade, enriquecendo o espaço urbano e facilitando um pequeno, mas real contacto e aproximação com a natureza.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS COMO TER UMA VARANDA OU QUINTAL AMIGO DA NATUREZA
















Sem comentários: