15 alimentos a comprar biológicos sempre que possível



Várias novas formas de produtos biológicos surgem no mercado diáriamente. As nossas escolhas actuais podem incluir cereais biológicos, manteiga, chocolate e muitos derivados sob diversas apresentações. A maioria das famílias não têm dinheiro para fazer uma alimentação totalmente orgânica, sobretudo pelos preço elevados que infelizmente ainda se praticam. Mas quais os alimentos que se deve comprar biológicos sempre que possível, e que são aceitáveis para comprar não-orgânico?





15 alimentos para comprar biológico sempre que possível

Para os não vegetarianos carne, lacticínios e ovos: A carne, leite e ovos biológicos são livres de antibióticos, hormonas de crescimento  pesticidas provenientes das forragens. Ao contrário de suas contra partes convencionais, os animais utilizados para os produtos biológicos são criados sem antibióticos ou hormonas.

As substâncias químicas presentes nos alimentos para animais podem acabar transformadas em carne , lacticínios e ovos convencionais e consequentemente para o nosso organismo, na sucessão da cadeia alimentar. Por outro lado, os animais criados em sistema biológico têm uma dieta orgânica, integralmente de origem também biológica que não contém pesticidas ou fertilizantes. Ainda e não menos importante que estes animais são criados ao ar livre e em condições dignas, com respeito pelos seus ritmos e necessidades. É por isso que os três principais itens da nossa lista de compras biológicas são:

Carne,  sobretudo de porco, frango e peru. Quanto a vaca, borrego e cabrito, dado que em Portugal ainda existe muita produção tradicional e extensiva destes gados, existe uma mais reduzida hipótese de contaminação, acrescido do benefício de vários habitats tradicionais considerados extremamente importantes para a biodiversidade,  que são em grande parte dependentes da continuidade deste tipo de exploração pecuária.

Leite e  Lacticínios: pois em grande parte provêem de explorações intensivas de vacas para produção de leite, com recurso a muitos "incentivos" à máxima produtividade e más condições para os animais.

Ovos: pela razão ultra intensiva e por vezes ultrajante em que são criadas as galinhas para estas produções, cheios de aditivos e em condições completamente artificiais.

Frutas e Legumes: As frutas e produtos hortícolas a seguir enumerados têm altos níveis de pesticidas, mesmo após serem lavados, assim que estas são uma prioridade para a compra de orgânicos. A maioria são de pele fina, tornando-os muito susceptíveis à contaminação. Em geral, produtos com peles mais grossas retem menos resíduos de pesticidas.
Pêssegos e nectarinas´: Ospêssegos exigem uma grande quantidade de pesticidas para crescer convencionalmente e têm a pele extremamente delicada, tornando-se a fruta orgânica de alto nível de tratamentos- com a produção das nectarinas não ficam muito atrás.

Maçãs: As maçãs são a segunda prioridade na escolha de produtos orgânicos, pois as cargas de pesticidas encontradas em teste são elevadas e de forma consistente .

Pimentão: Pimentão é o número um na lista dos vegetais biológicos a preferir comprar. Têm a pele fina e são muito pulverizados com insecticidas.

Aipo: Carece de uma camada protectora exterior e precisa de muitos produtos químicos diferentes, para o crescimento em agricultura convencional, tornando-se o número dois na lista de vegetais para comprar biológico.

Morangos: Também com alta classificação na lista de prioridade biológica, pois são tratados com grandes quantidades de pesticidas, incluindo fungicidas. Quando comprados fora de época, provavelmente serão oriundos de um país com a regulamentação de pesticidas insuficiente, ou em condições forçadas de estufas com muito recursos artificial, consumo de energia e protecções químicas.

Cerejas: Continuamente em alto escalão de contaminação por pesticidas, por serem cultura muito delicada e susceptível a doenças e insectos.

Alface e espinafre: Nestes dois são frequentemente encontrados níveis elevados de pesticidas diferentes - por vezes de tipos muito potentes.

Uvas importadas: As uvas importadas são susceptíveis de ter níveis mais elevados de pesticidas do que domésticos, e também para o processo de conservação. As Vinhas podem ser pulverizadas com um número considerável de diferentes agro-tóxicos em toda a estação de crescimento. Como as uvas têm uma pele permeável, mesmo descascar não vai eliminar os resíduos. Pode-se também estender esta questão ao vinho, mesmo após os processos de fermentação (que aliás levam mais químicos)

Pêras: Nas pêras mostram encontram-se consistentemente altos níveis de pesticidas, quando testadas.

As batatas são de alto risco para contaminação por pesticidas e também podem ser afectadas por produtos químicos, como fungicidas, absorvidas do solo circundante, uma vez que crescem debaixo de terra.

Outros alimentos importantes  para preferir biológico:

Café: A agricultura do café  convencional depende fortemente de pesticidas e herbicidas. Além disso, o café é normalmente cultivada em países onde esses produtos químicos não são estritamente regulamentados.

Alimentos e Sumos para bebés: O melhor será fazer a sua própria comida para bebé ou comprar variedades comerciais biológicas especialmente quando usar os itens listados acima.

Alimentos mais seguros não-biológicos

Nem todos os alimentos têm de ser comprados biológicos. Os embalados ou alimentos altamente processados, tais como batatas fritas, massas, pão, óleo de cereais e frutas enlatadas ou secas e legumes não têm uma diferença na segurança e valores de nutrientes entre as versões orgânicas e não orgânicas. Outros produtos que estão minimamente seguros para comprar não-orgânicas incluem:

Frutas: abacaxi, manga, kiwi, banana, mamão, amoras, melancia

Legumes: cebola, abacate, ervilhas, espargos, couve, beringela, fava.
Nestes casos, alguns porque  têm casacas impermeáveis e que os protegem das infiltrações dos agro-quimicos com alguma segurança.

Claro que existem outros factores a ter em conta como sejam a absorção radicular de adubos de sínteses que também não são particularmente saudáveis, embora não se possam considerar especialmente perigosos, No entanto apresento aqui uma situação que se passou recentemente comigo e que pode ilustrar aquilo que de algum modo aqueles que consomem regularmente biológico ou têm oportunidade de beneficiar de produções próprias ou caseiras, muitas vezes já devem ter constatado.

Nos últimos meses e por circunstâncias, tenho adquirido a pera, o meu fruto preferido provenientes de agricultura tradicional, que embora venha de pequenas explorações tradicionais e não intensivas, que não usam pesticidas mas sim alguns adubos e muita rega. E não têm verificado sabor nenhum (e não exagero), sendo que por vezes a textura chega também a ser desagradável.
Desisti de comprar pêras, até porque não é fruta de época e mesmo do convencional, não são baratas, pelo que estava a deitar dinheiro fora. Recentemente tive acesso a uma pêras biológicas.

Maravilha e encantamento que me recordou porque é aquele o meu fruto preferido.

Moral da história... Mesmo sem venenos, fruta fora de época sem ser biológica é deitar dinheiro fora. Vale mais comprar suplementos vitaminicos porque são mais eficazes em termos de nutrição.








Sem comentários: