Corredores ecológicos podem ajudar a travar perda de biodiversidade

Fragmentação do habitat
Helena Geraldes, PUBLICO.PT
A ideia de criar caminhos para animais e plantas, isolados no meio de redes de estradas, de cidades e de outras formas de betão, deixou de ser uma mera intuição dos conservacionistas para travar a perda da biodiversidade. Um estudo norte-americano publicado este mês na revista "Science" constatou que os habitats ligados entre si por corredores ecológicos têm mais 20 por cento de espécies de plantas do que aqueles que estão isolados.
Os corredores ecológicos possibilitam às espécies ter acesso a mais recursos (Mario Lopez/EPA)

Monsanto

A bióloga norte-americana Ellen Damschen e mais quatro colegas da universidade do estado da Carolina do Norte estudaram, entre os anos de 2000 e 2005, o funcionamento destes corredores. Apesar de já se falar deles desde os anos 60 e 70, eram poucas as provas científicas de que conseguiam ser eficazes na protecção das espécies da maior ameaça à sua sobrevivência: a fragmentação do habitat.

Em declarações ao PUBLICO.PT, Ellen Damschen explica que esta investigação é diferente porque foi realizada a larga escala, com uma comunidade de 300 espécies de plantas e replicada em vários tipos de ligação entre habitats. Até ao momento, "a maioria das investigações estudou uma espécie de cada vez (...). Os estudos com várias espécies têm escalas pequenas, na ordem dos dez centímetros, ou então não foram replicados, algo que é vital para uma experiência científica controlada", disse.

Com a ajuda do Serviço Florestal norte-americano, os cinco cientistas criaram oito talhões numa zona de pinheiros protegida pelo Governo federal, no rio Savannah, perto de Aiken, na Carolina do Sul. Cada talhão, com 50 hectares, tinha cinco zonas distintas. Apenas duas delas estavam ligadas entre si por um corredor com 150 metros de comprimento e 25 de largura.

"Esta paisagem experimental ajudou-nos a compreender exactamente como funcionam os corredores ecológicos", explicou ainda Ellen Damschen. "Contámos o número de espécies de plantas e a sua abundância durante cinco anos. No final do estudo, os habitats ligados por um corredor tinham mais 20 por cento das espécies do que aqueles que estavam isolados", acrescentou.

Outra conclusão é que as espécies nativas "respondem de forma mais acentuada, enquanto as espécies invasoras não são afectadas". A bióloga adianta que isso talvez se deva ao facto das invasoras já se encontrarem em quase todo o lado e de não precisarem de corredores para se movimentar.

Cientistas surpreendidos com rapidez de resposta das plantas

Os investigadores constataram que os corredores ajudaram à dispersão de sementes e à polinização. Os habitats ligados por corredores têm mais variedade de aves, roedores e insectos, ou seja, animais que dispersam as sementes e agem como polinizadores. "Pensávamos que as plantas eram um grupo de espécies bastante sedentário, enraizado num local (...). Não sabíamos até que ponto iríamos ver resultados num espaço de cinco anos. Mas o que presenciámos foi uma mudança drástica", comentou Ellen Damschen. "As plantas podem sofrer alterações muito rapidamente através das suas interacções com a paisagem e os animais que nela vivem", acrescentou.

Como resultado, os investigadores defendem os corredores ecológicos como uma forma eficaz de promover a biodiversidade porque possibilitam às espécies o acesso a mais recursos e, por isso, aumentam as suas hipóteses de sobrevivência - por exemplo, passando de um local com pouca água ou alimentos para outro com maior abundância. Além disso, estes caminhos permitem às espécies escapar a ameaças como os efeitos do aumento da temperatura. "Os corredores podem ajudar a proteger as plantas e os animais dos efeitos negativos das alterações climáticas porque permite-lhes deslocarem-se mais facilmente", disse a bióloga ao PUBLICO.PT.

Actualmente já existem no terreno vários corredores ecológicos, desde os que ligam os dois lados de uma auto-estrada aos que ligam reservas naturais em vários países. Algumas das organizações não-governamentais que utiliza esta ferramenta de conservação estão a Nature Conservancy (no Chile), a Conservation International (Amazónia) e a World Wildlife Fund (Índia).

Participaram nesta investigação a Universidade do Estado de Iowa, a Universidade de Washington (Seattle) e a Universidade da Florida (Gainesville).

1 - Parque de Monsanto;

2 - Parque periférico;
3 - Anel interior: (inclui a cidade Universitária, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Hospital Júlio de Matos e Áreas Verdes integradas dos Olivais)
4 - Zona Ribeirinha: (inclui a área entre a antiga linha de costa e a linha de aterro actual);
5 - Corredor Verde de Monsanto – Av. da Liberdade;
6 - Corredor Verde Oriental (Vales de Chelas e Parque Oriental);
7 - Corredor do Vale de Alcântara;
8 - Corredor da Alta de Lisboa;
9 - Corredor de Telheiras;

Sistema Húmido (inclui sub-sistema de Transição Fluvial-Estuarino)

Publicada por grupo LSB - Limpar Lisboa

Projecto de Ligação de Monsanto a Parque Eduardo Sétimo




Sem comentários: