Jardins comestiveis... Uma atitude!!



Muitos amantes da gastronomia local, horticultores e jardineiros trabalham para cultivar os seus próprios jardins comestíveis. Alguns entusiastas estão procurando mais fundo, nas bases da Permacultura, que usa os princípios ecológicos para criar e regenerar paisagens produtivas e comunidades saudáveis .


Valorizar e fazer uso de todos os recursos disponíveis como princípio da Permacultura, mas sempre mantendo um profundo respeito e equilíbrio com a natureza e os todos os seus agentes e elementos.


Nestes tempos de incerteza e desconcertantes nas mudanças climáticas, a instabilidade económica, o pico do petróleo, a escalada de ambição e declínio de valores e tolerância e mais ainda que se poderia enunciar, considerar todos os recursos dos nossos próprios quintais e a riqueza de energia e experiência dentro de nossas próprias comunidades, são ferramentas fundamentais para o processo de viragem.

 Mais ainda são o principio, a atitude e a força geradora que poderá fazer a diferença.

Hoje em dia já não é no grupo de mudamos mas em nós próprios e estendendo essa mudança para fora. A Permacultura é uma óptima ferramenta para incentivar paisagens produtivas, promover habitats saudáveis, e ajudar a definir nossas mesas com comida maravilhosa.


Não pode portanto, deixar de ser de igual modo, um veiculo para a partilha de ideias, vontades, sensibilidades e sobretudo, valores!!

Sem comentários: