Valas de cultivo novas


Entretanto, no meio de Novembro e aproveitando uma zona nas hortas que fica entre cama elevadas e o caminho e que tem como vantagem ficar abaixo da charca nova e por isso beneficiar da humidade desta, fiz 6 valas com cerca 15 metros comprimento, aproveitando o tractor emprestado.
Foram estrumadas em cobertura em toda a extensão e deitei para dentro uma mistura de casacas de batata, favas, e ervilhas.

Como já referi, não tenho objectivos  a curto prazo e o meu objectivo com esta batata é que se venha a verificar uma situação de auto sementeira, por isso juntei com a leguminosas para fertilizar solo e irei adequando a estrutura ao longo do ano, de modo a ver como será mais fácil, produtiva e com menos dispêndio de energia para a cultura da batata. A fava para alem de produzir, vai fornecer nitrogénio ao solo e fertilizar a batata.

Num outro canteiro elevado que ficou aqui em consequência dos trabalhos para charca, regularizei a terra de modo uniforme e no cimo, um pequeno planalto de cerca 60 cm de largura, plantei as alcachofras germinadas (12, em viveiro) a cerca 2 metros de distancia entre cada e pelo meio plantei cerca de 50 pés de morangueiro.

Também aqui, plantei fava e ervilha pelo meio, com o objectivo de fertilização do solo (claro que serão aproveitadas as favas e ervilhas para consumo. No final da colheita também servirá de cobertura junto com toda a rama da batata e mais ervas existentes, regenerando a estrutura e actividade biológica natural do solo saudável e produtivo, como se pretende agora que venha a ser e aumentar gradualmente a força e beleza do mesmo e por conseguinte de toda a biodiversidade do espaço. 


Na cama elevada em forma de árvore, plantaram-se couve-flor, brócolo e couve coração. Ervilhas, 200 pés de cebolo, semeada cenoura, rabanetes, nabo e rúcula.
Breve será transplantada a escarola, a alface, mais couves (brócolo) e mais cebola.

como nota mais pessoal da vivência deste processo  ainda à dias reparei como aprecio e me excita esta dinâmica e beleza da estrutura e dinâmicas do solo, e é um chavão este que digo, mas é no solo que assenta toda a vida. É fascinante este processo de copiar a Natureza nos seus processos, foi o que sempre acreditei e a vida toda tenho acumulado conhecimento e instinto e agora foi-me dado o método e a oportunidade de concretizar.

Tudo melhorou exponencialmente, tanto nas abordagens como nas práticas. Tudo faz sentido. Por isso sinto-me actualmente pleno e grato pois estou a ser bafejado pela sorte e pelo sentido criativo do universo. No que quer que isso seja ou se manifeste, mas é o que sinto. Estou no local certo a fazer a coisa certa e no momento e com a atitude certa. É perfeito

Sempre o mesmo processo, o mesmo método... seguir as indicações da natureza e trabalhar com o corpo, o coração e a criatividade.

1 comentário:

Gonças disse...

Inspirador...no mínimo!
Estou a adorar todas as linhas que leio deste teu blog! Parece que estou aí!
Estarei aí? ;o)