Leguminosas e fertilização de solos para floresta de alimentos

Por meio de nódulos que se formam nas suas raízes (sob a acção de uma bactéria denominada Rhizobium), as leguminosas têm grande capacidade de fixar o nitrogénio atmosférico no solo através do processo de simbiose entre as bactérias do género Rhizobium e as raízes das plantas. Na verdade é uma troca, a bactéria utiliza a seiva que passa pelas raízes e em troca fornece nitrogénio.  No local é formado um nódulo de identificação. Incorporar esta massa no solo em sistema de corte e cobertura,  vai melhorar a estrutura do mesmo e a disponibilidade de nutrientes para a cultura a ser plantada ou em conssociação.

Alfarrobeira (uma leguminosa)
Em todos os locais onde está a ser feita intervenção mais intensa, tenho espalhado muitas sementes de várias leguminosas.

Até agora já espalhei dois quilos de uma mistura de trevos (que são milhares, pois é semente minúscula), dois quilos de favas e ervilha de variedades mais rústica (fava do Algarve e ervilha de trepar normal). Por fim ainda comprei mais 4 quilos de ervilhaca.

Na primavera tenciono aplicar mais cinco quilos de trevo (é caro) e entretanto vou atirando para a terra restos que coisas que tenho em despensa à demasiado tempo neste caso foi grão de soja (não ogm) e um feijão indiano, de cor verde, ambas leguminosas também e o que nascer também irá cobrir e fertilizar o solo.



Se por acaso até forem vingando na zona de floresta de alimentos (onde atirei as sementes) e se auto propaguem em anos futuros… excelente!! Sinal de que está tudo a ser bem feito.


Sem comentários: