Camas elevadas - Construção padrão






s
 Camas elevadas em Permacultura

O que são camas elevadas.

levantadas jardim logs hugelkultur camas e solo após um mês
1 mês
Na verdade trata-se de fazer canteiros para cultivo, altos e cheios de madeira e restos orgânicos em decomposição, nutrientes e bolsas de ar benéficas para as raízes do que seja plantado, tendo estas camas um carácter permanente e de muito baixa manutenção, sem remoção de solos, tratamentos etc. Com o passar dos anos, a profundidade do solo na cama elevada torna-se incrivelmente rico e cheia de vida e actividade orgânica do solo.

Como a madeira encolhe, faz bolsas de ar mais pequenas. Nos primeiros anos, o processo de compostagem cria um ligeiro aquecimento no solo dando-lhe um prolongamento da temporada de crescimento e produção.
A matéria lenhosa ajuda a manter o excesso de nutrientes, evitando que sejam arrastados para as águas subterrâneas e, que serão lentamente disponibilizados para a realimentação das plantas em culturas. Além disso, este sistema consegue reter muita água em efeito de esponja pelo que se torna muito apropriado para climas mais quentes e secos. 

hugelkultur
2 meses
Não se devem usar troncos de madeiras de cedro, eucaliptos ou robinias . Estas duram mais tempo porque estão carregadas de pesticidas naturais / herbicidas / anti-fúngicos / anti-microbial (um bom solo muitas bactérias, fungos e micróbios). Excelentes madeiras conhecidas madeiras  são: amieiros , macieira, talos de couve seca , choupos , salgueiro (seco) e bétula.

Utilizar madeira já velha é melhor . Outro aspecto a ter em conta é que a madeira é rica em carbono e irá consumir algum nitrogénio para compostar.

levantadas canteiros após dois anos
1 ano
A cama não tem limites de altura máxima definida, sendo para isso única limitação a disponibilidade de troncos, terra e composto que tenhamos

Quanto à largura, deve ter o suficiente para que seja acessível de um lado ou do outro (aproximadamente 80/100 cm largura)

As passagens e espaços entre camas deve ser mais de 60 cm para que se transite facilmente, com ferramentas ou caixas para a colheita

Sequência de acções para construção da cama
  • Quando o solo é profundo e se trabalha facilmente, cava-se uma vala de cerca 30 cm de fundo
  • Em seguida, coloca-se a pilha de madeira
  • Depois, colocar matéria orgânica e restos vegetais mais fibrosos (palhas, ramos finos, restos de canas, talos horticolas, etc)
  • De seguida colocar uma camada de terra original do terreno, cobrindo o tronco e restos vegetais
  • Neste momento aplica-se a camada de cartão (previamente molhado para moldar melhor) ou preferencialmente um lençol, cobertor ou qualquer tecido de origem vegetal (flanela, algodão). Esta acção tem como objectivo evitar a germinação e crescimento de todas as sementes de ervas selvagens que existam no solo.
  • De seguida uma camada de mínimo 5 cm de composto bem desfeito. É nesta camada que vão ser colocadas as plantas e sementes dos nossos hortícolas.
  • Por fim mais uma camada de palha e ou folhas (pequenas), que irá servir tanto de protecção para a transpiração do solo, germinação de algumas sementes e também ficará em decomposição lenta aumentando e gerindo a fertilidade do solo.
  • Convém que esta palha utilizada seja mesmo resto de palha simples, nunca fenos, pois a palha resulta dos cereais, uma vez tirado o grão e no caso do feno, são cortes de prados naturais, cortados para forragem, sendo que estes trazem contidos milhares de sementes de ervas silvestres.
  • De seguida irá instalar-se a tubagem para rega que deve colocada no topo da cama e fixa com grampos ou ramos em forquilha, para não se moverem de onde foram colocados.
  • Por fim planta-se e semeiam-se os nossos hortícolas escolhidos, de época.


levantadas canteiros em cima do sod
Benefícios
Sobretudo volto a recordar que este trabalho só se faz no início, Não se voltam a fazer mobilizações ou sachas de terra, somente a continua adição de composto e material vegetal de cobertura
1. A cama levantada permite um maior aproveitamento de superfície de plantação
2. Aumenta a produtividade do solo
3. Aumenta a capacidade de retenção de água
4. Reduz em muito o trabalho e tempo dedicado á horta
5. É mais prático e funcional de manutenção



levantadas canteiros mais caminhos longos
Canteiros elevados com valas drenagem laterais
para regiões, ou solos mais humidos

canteiros levantados cavado um pouco
Canteiros elevados onde é cavado sulco 
para enterrar madeiras





Sem comentários: