s
Camas elevadas em Permacultura
O que são camas elevadas.
1 mês |
Como a madeira encolhe, faz bolsas de ar mais pequenas. Nos primeiros anos, o processo de compostagem cria um ligeiro aquecimento no solo dando-lhe um prolongamento da temporada de crescimento e produção.
A matéria lenhosa ajuda a manter o excesso de nutrientes, evitando que sejam arrastados para as águas subterrâneas e, que serão lentamente disponibilizados para a realimentação das plantas em culturas. Além disso, este sistema consegue reter muita água em efeito de esponja pelo que se torna muito apropriado para climas mais quentes e secos.
2 meses |
Utilizar madeira já velha é melhor . Outro aspecto a ter em conta é que a madeira é rica em carbono e irá consumir algum nitrogénio para compostar.
1 ano |
Quanto à largura, deve ter o suficiente para que seja acessível de um lado ou do outro (aproximadamente 80/100 cm largura)
As passagens e espaços entre camas deve ser mais de 60 cm para que se transite facilmente, com ferramentas ou caixas para a colheita
Sequência de acções para construção da cama
- Quando o solo é profundo e se trabalha facilmente, cava-se uma vala de cerca 30 cm de fundo
- Em seguida, coloca-se a pilha de madeira
- Depois, colocar matéria orgânica e restos vegetais mais fibrosos (palhas, ramos finos, restos de canas, talos horticolas, etc)
- De seguida colocar uma camada de terra original do terreno, cobrindo o tronco e restos vegetais
- Neste momento aplica-se a camada de cartão (previamente molhado para moldar melhor) ou preferencialmente um lençol, cobertor ou qualquer tecido de origem vegetal (flanela, algodão). Esta acção tem como objectivo evitar a germinação e crescimento de todas as sementes de ervas selvagens que existam no solo.
- De seguida uma camada de mínimo 5 cm de composto bem desfeito. É nesta camada que vão ser colocadas as plantas e sementes dos nossos hortícolas.
- Por fim mais uma camada de palha e ou folhas (pequenas), que irá servir tanto de protecção para a transpiração do solo, germinação de algumas sementes e também ficará em decomposição lenta aumentando e gerindo a fertilidade do solo.
- Convém que esta palha utilizada seja mesmo resto de palha simples, nunca fenos, pois a palha resulta dos cereais, uma vez tirado o grão e no caso do feno, são cortes de prados naturais, cortados para forragem, sendo que estes trazem contidos milhares de sementes de ervas silvestres.
- De seguida irá instalar-se a tubagem para rega que deve colocada no topo da cama e fixa com grampos ou ramos em forquilha, para não se moverem de onde foram colocados.
- Por fim planta-se e semeiam-se os nossos hortícolas escolhidos, de época.
Benefícios
Sobretudo volto a recordar que este trabalho só se faz no início, Não se voltam a fazer mobilizações ou sachas de terra, somente a continua adição de composto e material vegetal de cobertura
1. A cama levantada permite um maior aproveitamento de superfície de plantação
2. Aumenta a produtividade do solo
3. Aumenta a capacidade de retenção de água
4. Reduz em muito o trabalho e tempo dedicado á horta
5. É mais prático e funcional de manutenção
Canteiros elevados onde é cavado sulco para enterrar madeiras |
Sem comentários:
Enviar um comentário