Swales


Swales
Swales são simplesmente altos (cômoro e vala) que são feitos de acordo com os contornos da terra (curvas de nível) . Porque não tem inclinação, muita da água que corre por eles, fixa-se e infiltra-se no solo. Forma-se assim um lençol subterrâneo de terra húmida debaixo dos swales, que pode suportar o crescimento de árvores e arbustos, aumentando a quantidade de água da chuva utilizada efectivamente em horticultura e florestação.
Os Swales são uma técnica excelente para armazenar a água da chuva. Captam o excesso na superfície, e enviam para os aquíferos  nutrindo as árvores e reduzindo a erosão. As zonas abaixo das swales são óptimas para fazer camas de cultivo muito férteis. E o melhor de tudo é que swales podem ser cavadas à mão, não custando nada.
No meu caso e pela grande quantidade pretendida e tempo reduzido disponível para o fazer, optei por utilizar um tractor com aivecas emprestado por um amigo e vizinho. Pode-se dizer que me custou 5 euros de gasóleo.

Neste contexto considera-se a execução de vários Swales em sistema de keyline, nas partes mais baixas do terreno que terão uma dupla função, contenção de aguas, nutrientes e matéria orgânica que actualmente são arrastadas pelas chuvas.

Neste caso os Swales destinam-se a servir de suporte a plantação de árvores que irão diversificar a paisagem e produzirem alimento e madeiras de qualidade paralelamente ao fomento da biodiversidade, aproveitando aguas e nutrientes arrastados nos solos e depositados nestes Swales.

Sem comentários: