Construção de charcas para biodiversidade

Neste terreno tem duas características, das quais devo começar a tirar melhor proveito.

O lago antigo
Dispõe de capacidade de receber grande quantidade de água,  quer pela acumulação, quer em virtude de a maior parte da quinta se situar numa zona plana  e baixa. 

Em segundo, o espaço aberto e ainda disponível para novas instalações, que com um pequeno investimento, se pode em muito incentivar a biodiversidade e capacidade produtiva dos solos a médio prazo.


Para o efeito de fixar e reter mais águas no terreno, decidi escavar 4 novos lagos, a adicionar ao que já existe e que fiz logo no inicio de ter comprado terreno, dez anos atrás.

Foi escolhido especialmente o mês de Setembro, pois o terreno ainda está seco e fácil de trabalhar com a retro-escavadora e sem deixar marcas. Por outro lado a vegetação ainda está seca e não será afectada, pelo que, após as primeiras chuvas, logo começou a encher a charca e com a erva a nascer em todo o redor, de tal modo que neste momento já nada se nota no terreno.
O lago novo nº1 junto a futura horta
Ficaram em média com uma área de 20 m2 e capacidade para 20 000 litros água. Não muito profundos e com bermas pouco inclinadas, para permitir a fixação de plantas aquáticas e utilização pelos animais selvagens.

A construção das quatro charcas custou-me cerca de 150 euros, no aluguer do serviço da máquina, o que, se for a ver, não é nada como investimento, em função dos inúmeros benefícios que irão proporcionar. Além de que estes referidos benefícios irão sempre aumentando mais, à medida que os anos forem passando.

É um excelente investimento!

O lago nº 2 na zona central do terreno e perto da
vala que o poderá alimentar no verão
Estes lagos vão albergar espécies de fauna como guarda rios, cagados, vários anfíbios e insectos, servirão de ponto de comida e água para muitas aves, mamíferos e repteis e todos ali na quinta ficarão felizes coma  sua existência.


Para alem da fixação da água, estes lagos, em desenho de boa localização, irão gradualmente influenciar o clima da do terreno na época quente, para criar mais frescura. 

Por outro lado estas acumulações de água permitem plantar com sucesso outras espécies de árvores e arbustos, sendo que a vegetação natural de zonas mais húmidas irá beneficiar pois dispõem de mais locais de fixação. 

O lago nº2 já cheio em finais novembro
Também toda a fauna selvagem irá beneficiar imenso desta acção pois para além de ser mais fácil e frequente o abastecimento de água para beberem, as plantas e ecossistemas novos suportarão mais bagas, insectos, roedores, etc, como presas e alimento.

Por fim e na perspectiva do paisagismo e da beleza estética do espaço, o potencial eleva-se muito, especialmente se integrado num palno de perspectiva e planeamento mais global, a curto, médio e longo prazo


5 comentários:

Rosa disse...

Esta experiência interessa-me muito. Tenho planos para fazer o mesmo num terreno onde existe excesso de água na época das chuvas e falta dela no Verão.

gamb_ disse...

Bom dia,
Eu estava com ideias de fazer o mesmo, penso que seria uma optima forma de garantir a rega no verão. Colocaste algum tipo de cobertura acima da terra para suster a água? Podes facultar mais informações sobre este processo? Obrigado e abraço.
~Rui

Tito disse...

Alo, Rui, não pus nenhuma tela impermeabilizante, mas recomendo que façam para evitar muitas perdas. No meu caso e do terreno que estou a trabalhar, este beneficia das aguas do regadio, portanto a minha estratégia será durante o verão abastecer os lagos com agua do regadio. No meu contexto e como estou mais focado na arborização e biodiversidade do espaço, prefiro a agua a infiltrar e posso fazê-lo com este recurso de agua em abundância do regadio.

gamb_ disse...

Obrigado pela resposta Tito. Antes de mais quero-te agradecer a partilha de informação neste teu blog, que já adicionei aos favoritos. Vi também num outro site (http://www.charcoscomvida.org/como-participar/construcao) algumas metodologias, e penso vou experimentar este ano sem impermeabilizar e calcar bem o solo que é muito argiloso. Este verão logo se vê como se comporta! Achas que posso fazer a escavação nesta altura? É que pelo que pesquisei toda a gente fala em fazer no fim do verão/inicio de outono.
Abraço,
~Rui

Tito disse...

Olá Rui, pela minha parte, a principal razão de fazer em final do verão tem a ver com o etsrago que maquinas fazem agora no solo. A terra está macia e coberta de vegetação. No final do verão terreno esta v«bem seco e suporta melhor o peso de maquinaria, além de que logo de seguida chove e as marcas regeneram logo recobrindo-se o solo de erva. Mas isto depende dos terrenos e condições. Se forem xistos rochosos com solos finos e superficiais, será talvez melhor fazer agora...