O descanso do guerreiro - Observar e mimar as árvores plantadas


Tanto por falta de tempo como por estarem de momento atingidos os principais objectivos, estou no tempo do descanso do guerreiro. Foi intenso e a contra relógio para fazer o que deveria ser feito no inverno como o pouco tempo disponível  correu bem e susbtimei a minha velocidade de execução. Neste momento e relativamente ao que foi feito, é tempo de esperar, observar, mimar.

Faltam ainda algumas árvores para zona de floresta alimentos, mas essas irão entrar gradualmente à medida de investimento ou oportunidades de encontrar espécies autóctones de fruteiras o que nem sempre é fácil mas se irá fazendo.
Quero principalmente ainda colocar algumas de maçã e pêssego de algumas variedades regionais que ainda terei que pesquisar.
Complementando a isto também ainda faltam algumas florestais como o castanheiro e a cerejeira.

Na próxima semana trarei mais umas nogueiras, amendoeiras e amoreiras.

As laranjeiras serão reabilitadas mas o próximo passo será esperar pela primavera para enxertar as que já tenham dimensão para isso.
Agora é mesmo contemplar e reparar na forma como as árvores  solo e vegetação se comporta e reage a este inverno tão húmido.

Boa altura também para reparar nos fluxos de escorrência de água, fauna existente no espaço e sobretudo, perceber zonas mais húmidas, as mais drenadas, etc para ir (árvores claro) semear muitas bolotas ora de carvalho, ora azinheira, ora sobreiros, consoante as referidas condições de humidade e solo

2 comentários:

antonio disse...

bem merecido.:)

helena frontini disse...

Bom descanso. Por aqui podam-se hortenses e outros arbustos. Gostaria de semear trevo, mas o problema são os milhares de pássaros que por aqui andam e que comem todas as sementes que lanço à terra. Como não me quero livrar das aves que me dão tanta alegria, vou deixar a vegetação habitual que se renova ano após ano.