Plantação de árvores nas charcas construídas

As espécies de árvores plantadas em redor:

Aproveitando a abertura dos lagos novos na quinta (postagem anterior), que criam disponibilidade de  vários locais de maior humidade e frescura, fiz logo durante Novembro e Dezembro 2012, a plantação de muitas árvores diferentes em redor dos mesmos lagos. 
Isto com a intenção de criar bosquetes frondosos, que irão  beneficiar o espaço e seus habitantes, com todas as vantagens e mais-valias que trazem as zonas húmidas nos ecossistemas naturais.

Carvalho Negral
Neste caso eu optei por utilizar espécies florestais nativas, porque tenho muita área disponível e as zonas de produção estou a fazer experiências em zonas especificas, no entanto, o que poderá ser muito interessante e benéfico, é plantar nos arredores destes lagos espécies frutícolas variadas e divididas entre árvores fruteiras e arbustos de bagas, podendo ainda serem misturados alguns arbustos aromáticos, ocupando assim os vários estratos aéreos e subterrâneos.

Mas neste caso foram estas as espécies que plantei.




Choupo negro (Populus nigra)
Choupo branco(Populus alba; tremula)
Salgueiro (Salix atrocinerea)
Ulmeiro (Ulmus caprinifolia)
Freixo (Fraxinus angustifolia
Cipreste dos cemiterios (Cupressus sempervirens)
Medronheiro (Arbutus unedo)
Carvalho cerquinho (Quercus faginea)
Carvalho negral (Quercus pyrenaica)
Oliveira (olea europea)
Aderno bastardo (Phylirea latifolia)
Pinheiro manso - (Pinus pinea)
Sabugueiro (Sambucus nigra)

No lago 1 também plantei bambus por ser junto da horta e querer atrair mais aves para ali, algo a que os bambus se prestam.


Salgueiro
Agora o mais especial será ir observando como todo este processo irá evoluindo. As margens dos lagos serem recobertas com erva e a forma como as inúmeras espécies de ervas se irão sucedendo e interagindo, até formar a associação perfeita (o que poderá demorar alguns anos, pois depende também do crescimento das árvores).

Mas principalmente  para mim, ver agora aquelas árvores a crescer e mimar para que fiquem vigorosas é uma fonte de prazer que me preenche por completo.

O meu maior problema quando planto árvores, é que já as estou a ver como serão com 50 anos ou mais, e  é nisso que irei ajudar que se tornem o mais breve possível  até porque não irei viver ais cem anos e ainda quero ver aquele espaço como o imagino e estou a moldar.

EXTRAORDINARIAMENTE BELO E RICO....


3 comentários:

Natércia Santos disse...

Obrigado pela tua partilha de informação e de experiências. Vais com certeza ajudar a motivar quem já tem um gostinho a fazer algo mais..

Ro disse...

interessante to seguindo...

Manuela Mendes disse...

Maravilha :)
Posso imaginar o prazer em plantar e mimar árvores.
Hoje mesmo vou ver um espaço (terreno) onde penso fazer algo parecido :)