As minhas camas elevadas e como as instalei

Comecei por recolher em toda a quinta, todos os troncos e restos de madeira velhos que tinha. Isto não foi problema pois o fogo de há dois anos encarregou-se de deixar muita madeira no terreno.

No entanto, a maioria do que utilizei foi de um choupo gigante que tinha e toda a copa secou, estando actualmente a cair várias pernadas partidas e que foram cortadas em pedaços e utilizadas para recheio da cama.
Perspectiva mais alta

Na verdade o choupo e Salgueiro é das melhores madeiras para utilizar nas camas elevadas, pois é madeira branda, porosa e por isso mesmo retêm muita agua no seu interior e são as principais madeiras que tenho na quinta actualmente.

 Como decidi fazer uma cama em forma de árvore (pode-se fazer a forma que se desejar, já fiz mandalas, espirais e simples linhas paralelas), fui dispondo todos os troncos para conseguir essa forma.


No final resultou uma instalação com cerca 15 metros largura e 30 comprimento em forma de árvore (tronco principal e ramos que vão derivando)

De seguida coloquei muita palha que recolhi das imediações pois havia muita disponível do verão anterior.
Os troncos cobertos com pasto seco

Por fim e aproveitando a retro escavadora que tive lá (coordenei assim) e usei a terra superficial com maiores teores de matéria orgânica, que foi raspada e colocada em cima do esqueleto de troncos e palha.
Foi colocada uma camada de variável entre 20 e 40 cm de terra.
No final as camas ficaram em média geral, com cerca 80 cm de altura e 1 metro largura (tirando a ponta dos "ramos da árvore")
Por fim cobri tudo com uma boa camada de palha entre 5  a 10 cm, que me foi oferecida por um amigo.

Depois foi só plantar vários hortícolas que comprei em pequenos plantas de viveiros hortícolas  para adiantar tempo.

Desde então, tenho vindo a espalhar na cama vários tipos de sementes ao modo do Fukuoka (um japonês com uma técnica particular e que sou adepto, fácil de pesquisar na net através deste nome).
O velho choupo que anda a servir de recheio às camas

Entretanto já tirei e consumi de lá varias coisas, mas deixo sempre algumas plantas de cada tipo de hortícola  produzirem semente, que naturalmente irá ressemear o espaço.

Na primavera (breve) irei instalar um sistema de rega gota a gota, que na devida altura explicarei.






Link para calendário plantação e sementeira de horticolas:
http://voltar-ao-campo.blogspot.pt/2013/02/blog-post.html

6 comentários:

helena frontini disse...

É algo que ainda não experimentei, embora tenha lido bastante sobre o assunto. Possivelmente, irei aproveitar a lenha da poda das árvores de fruto. Veremos.

Francisco Alem-Tejo disse...

Força nisso ! Abraço! X

Tito disse...

Grande abraço Francisco, e como anda tu horticultura?

Nice disse...

:)Vou ver essa árvore crescer!

Tito disse...

Espero mesmo que sim. E que seja muito, muito em breve! OK?

Célia disse...

Bem haja por partilhares o processo de construção das camas elevadas. Fiquei intrigada por ires instalar um sistema de irrigação.E porque ainda esta numa fase inicial?