A condição do espaço


Esta quinta é um espaço junto ao rio Ponsul, com maioritariamente terrenos de aluvião, profundos e férteis, sendo a maioria plano e com uma zona de socalcos construídos já longos anos atrás.
Noutro contexto irei falar de como desenhei o espaço e concebi o ordenamento e planeamento do mesmo em termos de utilização de solos e recursos naturais.

Entretanto este espaço sofreu várias agressões traumáticas



  1. um incêndio em 2011 que queimou a maior parte da propriedade.
  2. Uma lavoura agressiva não autorizada por uma pessoa a quem cedi o terreno e que por ausência minha cultivou milho sorgo intensivo, degradando a fertilidade e estrutura dos solos
  3. Uma geada tardia em abril de 2006 que afectou muito as laranjeiras existentes no terreno (um total de 60, de grande porte).
  4. Também durante os últimos 7 anos o terreno tem sido percorrido por ovelhas que limitaram muito a regeneração da vegetação (principalmente as laranjeiras afectadas, assim como muitas árvores que tenho vindo a plantar).
Portanto e para tarefa e missão em que decidi como meta tornar este local produtivo, rico em biodiversidade e muito belo, tenho à partida 3 grandes pilares a contornar.
  1. Gestão da regeneração da vegetação no pós-fogo
  2. Melhorar as condições ecológicas, tanto para biodiversidade como fertilidade
  3. Reconverter todo o espaço a produção agrícola num plano de Permacultura.
Assim, irei aqui descrevendo o trabalho feito, de acordo com estas 3 vertentes principais de actividade.

1 comentário:

antonio disse...

bastante trabalho...boa sorte