MÃOS À TERRA

Esta Primavera e Verão vamos lançar uma actividade que se pretende seja mais uma forma de impulso naquilo que temos vindo a defender, no contexto de retoma e revitalização dos pequenos quintais de Lisboa como elementos de fomento à biodiversidade ou sustentabilidade urbana, na retoma das raízes culturais de ligação á Terra.

Propomos a quem tenha quintais em Lisboa e que estejam em estado de abandono ou com intenções de intervenção que os vocacionem ou para a função de jardim ecológico de abrigo para fauna selvagem e contemplação da biodiversidade ou por outro lado para uma horta biológica.

Como pode funcionar?

Imagine que tem um desses quintais e quer fazer uma intervenção para o transformar em horta biológica ou jardim comestível mas não sabe como o fazer.

Organiza-se a realização de um curso em bio-horta a realizar no dito quintal e durante o referido curso o jardim será totalmente remodelado e a horta instalada pelos formandos e formadores (e também o dono do quintal, a aprender).

Todos beneficiam, o proprietário fica com a sua horta e recebe a formação para a continuar.
Os participantes desfrutam de um curso verdadeiramente prático em que irão realmente fazer o trabalho, ficando perfeitamente habilitados e familiarizados com as várias questões, dificuldades ou obstáculos, assim como do conhecimento técnico para o fazer.

Paralelamente recebem  durante o processo a formação teórica que precisam. Mas a grande intenção desta modalidade é que os cursos sejam verdadeiramente práticos. Mãos na terra, mãos nas ferramentas, mãos nas plantas e sementes.

Mãos nos processos, não há melhor forma de integrar conhecimentos e percepcionar a realidade, de ganhar mais estimulo e motivação, porque acreditem, é mesmo excitante esta forma de contacto com a terra e sua generosidade.

O repto é portanto duplo:
Para aqueles que querem aprender e para aqueles que querem ter.

Brevemente vai acontecer já a primeira iniciativa neste contexto.

Irão surgir tantas mais como pessoas com quintais adiram ao processo.

No dia 15 de maio será o primeiro curso prático de Bio-horta em quintal urbano, a acontecer na zona da Estefânia, em Lisboa.

Quem quiser pôr as mãos na Terra pode começar desde já a inscrever-se.

Mail: cultivar.biodiversidade@gmail.com
Telemóvel: 966237047

Sem comentários: