Telhados verdes como solução de sustentabilidade urbana

Este artigo foca a vantajem na utilização de tecnologias sustentáveis, que reduzem e mitigam os impactos negativos criados por superfícies impermeáveis ​​numa área ultra-urbana. Actualmente, 85 por cento da área da cidade de Lisboa está coberta por superfícies impermeáveis, tais como estradas, edifícios e estacionamentos. A deficiência grave de drenagem geralmente começa quando a quantidade de impermeabilização numa bacia hidrográfica atinge os 10 por cento.

Actualmente e no mundo, relativamente a grandes cidades, os técnicos de ordenamento estão a tentar utilizar um número de ferramentas e alternativas do ponto de vista da arquitectura e ordenamento urbano, afim de proteger as bacias hidrográficas das pressões de um maior crescimento urbano pela construção, sendo um problema reconhecido e  assumido, mas na verdade e prática corrente, este problema é muitas vezes negligenciado com consequencias que se vão verificando regularmente em desiquilibrios e que tenderão a aumentar, tanto mais que as solução se vão adiando e as mais práticas acumulando.

Considerando que o telhado "verde" a aplicar em estruturas com telhados planos ou inclinados é uma técnica que a ser utilizada num misto de arquitectura, engenharia civil e paisagismo, pode ser fundamental para mitigar a degradação ambiental relacionada com a quantidade crescente de superfície impermeável e em simultâneo promover espaço verde adicional, algo de que uma cidade como Lisboa, carece em extremo.
Países como a Alemanha têm enfrentado problemas semelhantes na bacia hidrográfica urbana. A Alemanha tem sido visto como um líder em sustentabilidade. Por exemplo, instrumentos de política como o "imposto sobre a superfície impermeável", que obriga os proprietários a pagar pela limpeza e escoamento de águas pluviais atribuíveis à sua propriedade, tem impulsionado uma tendência nacional para os telhados verdes. Através da plantação de gramíneas e plantas carnudas sobre o telhado, a chuva é absorvida, limpa e depois descarregada lentamente no ambiente natural. É estimado que mais de cinco por cento dos edifícios residenciais e comerciais na Alemanha, têm telhados verdes
Este recurso é extremamente eficiente para reduzir os impactos humanos sobre o meio ambiente atribuíveis a construção de instalações. Pela capacidade de reter água da chuva, melhorar as propriedades de isolamento térmico e economizar energia, prolongar a vida útil do telhado, reduzir as temperaturas do ar ambiente e, assim, atenuar o efeito de ilha de calor urbano, a fixação de poeira e partículas em suspensão, e fornecem o habitat para as aves, abelhas e borboletas.
Os telhados verdes são fundamentalmente divididos em duas categorias, intensivos e extensivos. Os intensivos geralmente consistem de um solo ou substrato com a espessura capaz de suportar o crescimento de raízes de árvores e arbustos maiores. São sistemas pesados ​​e, portanto, podem ter importantes implicações estruturais do edifício.
Os telhados ecológicos extensivos têm normalmente uma camada fina de solo ou substrato. São sistemas leves com o mínimo de implicações estruturais do edifício. Uma das limitações funcionais da adaptação de um edifício com um telhado verde é a capacidade de sustentação de peso da estrutura do telhado existente.Por este motivo, os telhados verdes leves (média de solo com 2-4 cm de espessura) estão a tornar-se cada vez mais populares pela capacidade de proporcionar benefícios ambientais e de vida.
No entanto, antes que se possa considerar um telhado verde para uma estrutura existente, o engenheiro deve realizar uma análise estrutural do sistema de armação do telhado para garantir que pode suportar a carga extra.
O telhado verde consiste numa caixa de madeira forradas com um painel isolante rígido em PVC, seguido de uma membrana de cobertura. Os canteiros ficam situados mesmo em cima da membrana de cobertura. O substrato de plantação é constituído de 75 a 85 por cento de rocha inerte com 15 a 25 por cento de matéria orgânica. Este material inerte é importante para o sucesso a longo prazo do telhado verde. Ao longo do tempo, um solo totalmente orgânico decompõe e desgasta-se.
Para eliminar a carga para a contínua perda de solo, este inerte é ​​usado para prevenir a compactação e manter a porosidade do solo necessária para a retenção de água e oxigénio. Os telhados verdes são um investimento a longo prazo, para que se esteja a instalar um sistema que irá exigir uma manutenção contínua, com reposição de solos e plantas.
Um argumento convincente no design sustentável para os telhados verdes é o de que prolongam a vida de telhados convencionais, protegendo contra a radiação ultravioleta e variações extremas de temperatura, as duas principais fontes de degradação da membrana do telhado. Nos telhados de betão convencionais, por exemplo, as temperaturas podem oscilar anual até aos 170 graus. Os telhados verdes, no entanto, reduzem drasticamente o diferencial de temperatura.
Um estudo realizado pelo Departamento de Meio Ambiente de Chicago descobriu que em um dia de 35 graus, a temperatura da superfície de um telhado asfalto chegou a 100 graus centígrados, e num telhado verde foi de apenas 45 graus.
Os telhados verdes não só economizam dinheiro pelo prolongamento da vida útil de membranas de impermeabilização, como também o a curto prazo, resulta em poupança pela eficácia no isolamento térmico de edifícios e redução do consumo de energia.
Pesquisas mostram que os telhados verdes podem reduzir os custos de energia em metade, no verão e 25 por cento no Inverno.
Os alemães têm testado a construção de telhados verdes nas últimas décadas, com respectiva experimentação de plantas a utilizar nestas circunstâncias, mas o clima é mais ameno que o nosso, e algumas plantas bem sucedidas na Alemanha muitas vezes desaparecem sob as condições quentes de verão nos países do sul.
Nestas regiões m ais quentes recomenda-se o recurso a espécies do género sedum, tomilhos e géneros Sempervivum, e outras espécies mediterrânicas resistentes a condições agrestes, tendo em conta o factor da viabilidade a longo prazo.
Um telhado verde é mais fácil de compreender que comummente se acredita. O peso de um telhado verde extensivo é semelhante ao de lastro de cascalho, pelo que as melhorias estruturais não são sempre necessárias. Um telhado verde com três a quatro centímetros de espessura para plantação, vai ser muito eficaz em reduzir o escoamento de águas pluviais, melhorar a eficiência energética de um edifício e adicionar um espaço verde.
A simplicidade de design aparente de um telhado verde e seus benefícios significativos, oferecem um grande potencial para os telhados de várias cidades dos Mundo. Á medida que os gestores se tornem mais familiarizados com a tecnologia e o desempenho, estes serão capazes de ultrapassar a resistência para a instalação, baseados no pressuposto de temores infundados que vão vazar ou ser demasiado pesados com a carga adicional. Talvez também em Portugal e à semelhança de outros países, venha a ser a curto prazo, um recurso na concepção para as novas construções, uma vez que no caso das construções antigas a telha e respectiva estrutura dos telhados não proporciona um meio adequado para esta técnica.

Sem comentários: