Conhecer e amar o solo

Cultivar assenta sobre toda a actividade de e para a terra  e não somente no contexto da agricultura, o termo pode significar também , cultivar a relação com a Natureza, cultivar o respeito e conhecimento,  embora haja muitos intrincados detalhes e sistemas para aprender. Uma das principais regras base do "cultivador" (entenda-se permacultor) é acrescentar sempre matéria orgânica e composto ao longo do tempo e processos e esperar o melhor. Todos os organismos necessitam de alimento e a terra como macro organismo não é excepção.
O segundo é sempre prestar atenção ao que as plantas "dizem" e interagir com isso.

Matéria Orgânica

Por matéria orgânica entende-se o material vegetal e animal que existe no solo em processo de decomposição. Isso inclui restos animais, composto, folhas caídas, palha, aparas de relva, algas e todos os restos de material vegetal. A matéria orgânica é a base da vida do solo, melhora a estrutura do mesmo, mantendo a humidade, alimentando as minhocas, milhares de outros pequenos insectos e micro-organismos libertando por outro lado uma grande quantidade de nutrientes para as plantas.

É importante para a saúde do seu terreno a longo prazo, estar constantemente a adicionar matéria orgânica. Neste artigo estão algumas sugestões de como manter um solo rico e saudável, com o foco na matéria orgânica como o principal aditivo e com materiais que geralmente estão disponíveis no ambiente urbano.

Os três principais nutrientes

O azoto (nitrógénio) no solo promove o crescimento rápido do caule e folhas com uma cor verde escuro. A deficiência de nitrogénio causa amarelecimento nas folhas e crescimento atrofiado. O nitrogénio é lixiviado para fora do solo pela escorrência da água, por isso muitas vezes é necessário adiciona-lo várias vezes durante a temporada. As fontes de nitrogénio incluem café moido, estrume de gado (ovelha, galinha e cavalo, que pode ser encontrado em picadeiros ou pequenas explorações familiares nos arredores da cidade), aparas de relva. O nitrogénio é facilmente lixiviado (lavado) do solo e deve ser reposto usando a matéria orgânica em toda a época de culturas.

Minhoca
O cloreto de potássio / potássio é essencial para os processos vitais das plantas, incluindo para o desenvolvimento de frutas, flores e sementes. Plantas com falta de potássio tendem a crescer mais lentamente e as pontas e bordas das folhas ficam mosqueadas de amarelo. As  fontes de potássio poderá ser principalmente bagaço de azeitona que facilmente lhe será dado por um  qualquer lagar de azeite onde passe num  a viagem pelo campo.

O fósforo estimula a formação de raízes precoces e é necessári0 para a desenvolvimento de frutas, flores e sementes. Plantas com deficiência em fósforo são frequentemente pequenas e finas, as folhas são verdes foscas com tonalidades púrpura. Fontes de fósforo incluem fosfato de rocha (extraído de depósitos de rocha e argila) e farinha de ossos (ossos de animais).
Composto


Borras de café

O composto deve ser o principal recurso para manter o solo rico e saudável. Com uma dieta equilibrada, de uma compostagem bem feita, que utiliza ingredientes variados, terá a maioria dos nutrientes que seu terreno precisa. O ideal será adicionar o composto quando seja iniciada uma nova cultura ou plantação. O composto é também importante para a manutenção do pH do solo para neutro.
Moagens do café  que são ricas em nitrogénio, podem  ser adicionadas á pilha do composto ou directamente no canteiro. Por outro lado também são ácidas, e numa região como Lisboa, predominantemente calcária, poderá ser útil para diminuir o pH, Em solos ácidos será melhor não adicionar directamente e sim para o composto onde essa acidez diminuirá e será diluída nos outros elementos. Se por outro lado quiser neutralizar o pH, pode adicionar á terra pó de conchas, ou cascas de ovos esmagadas  poiis são alcalinos.

Ovos: Para adicionar cálcio para a terra, mas também elevar o pH, tornando-os uma boa alteração para solos ácidos. Se você for adicioná-los directamente para o solo, será melhor  triturá-los em um pó primeiro. Experimente pedir num restaurante ou pastelaria local, se guardam algumas cascas. Há também lojas em que se podem comprar correctivos tais como farinha, ossos, farinha de algas, alfafa e fertilizantes orgânicos. Estes podem ser úteis por vezes, se estiver a lidar com uma deficiência ou carência grave de nutrientes,

Cobertura de solo (Mulching)

Pilha de compostagem doméstica
Usando os materiais inertes lenhosos para colocação em cobertura do solo, em torno e entre as plantas. Alguns materiais que para mulch são palha, folhas caídas, pedaços de relva cortada, cascas de frutos secos ou de troncos e algas.

A cobertura de solo ajuda a evitar as ervas, retem a humidade e também adicionam matéria orgânica para o solo, decompõe-se, alimenta os vermes e estimula a actividade de micro-organismos. Também ajuda a manter a temperatura do solo e estruturas mais estáveis no tempo frio ou calor extremo. Certos ricos de coberturas ricas em carbono (como palha, folhas, etc.) no momento de crescimento das culturas, pode esgotar o nitrogénio no solo porque os micro organismos que decompõem a matéria orgânica  consomem  nitrogénio no processo. Se  fizer isso,será conveniente adicionar matéria orgânica que seja rica em azoto, em simultâneo..
´
As culturas de cobertura e adubos verdes
São culturas que plantadas não para serem colhidas, mas para voltar para o solo. Existem três principais razões para usar plantas de cobertura: para manter o solo coberto quando nada não se tem culturas em desenvolvimento,
Fazer crescer matéria orgânica para adicionar ao terreno, atracção de nutrientes do fundo do solo e 'correcção' de forma que o a colheita seguinte possa dispor dos nutrientes.
Se quiser manter o solo coberto no inverno, o centeio é uma óptima opção e pode ser semeado em qualquer momento entre o final de Agosto e início de Outubro. Permitir que cresça até a Primavera, depois cortá-la e incorporar no solo, dando-lhe duas semanas para iniciar decomposição antes de nova plantação.
Se quiser adicionar azoto (nitrogénio), use uma leguminosa como cultura de cobertura (alfafa, trevo, fava, ervilhaca), semeada no Outono e esperar que ela cresça uma temporada inteira antes de incorporar no solo ou cortar para adicionar á pilha de compostagem.

Rotação de culturas

É sempre uma boa prática movimentar as suas culturas de local de uma estação para a próxima. A primeira razão para isso é que diferentes plantas  utilizam diferentes nutrientes e por isso é bom alternar os locais de cultura. A segunda razão é que se aconteceu uma doença ou praga numa cultura, é importante passar essa cultura para um nova área, para ajudar a evitar o mesmo problema novamente. Numa pequena horta mude sempre os locais de culturas de leguminosas /fava, ervilha, feijões), pois são bons em trazer azoto ao solo. As culturas que venham a seguir a leguminosas vão beneficiar bastante com isso 

Adições ao solo


Algas e limos
Algas Marinhas: Nas zonas costeiras é muito fácil  de obter e use como cobertura morta, no composto, ou adicionar directamente ao solo.  Têm muitos nutrientes importantes A alga Kelp é particularmente boa por conter bioactivadores, que acordam  os micróbios do solo para ajudar a decompor a matéria orgânica e torná-la disponível para as plantas

Aparas de relva: Uma boa fonte de azoto para o solo. Podem ser usadas como cobertura, embora se decomponham rapidamente o que implica q necessidade de renovar regularmente, ou então usar na pilha de compostagem. Peça  vizinhos ou empresas de jardinagem que geralmente oferecem de bom grado, no entanto será fundamental certificar-se que os relvados provenientes, não são pulverizados com produtos químicos 8coisa muito corrente em relvados.

Folhada: fazem uma boa cobertura e também podem ser adicionadas no composto. São ricas em carbono, por isso, se colocar directamente no solo , não se esqueça de adicionar uma fonte de azoto como já referido. 

Adubo animal: O estrume fresco é um óptimo complemento para o composto, e uma vez bem decomposto pode ser adicionado directamente na horta ou jardim. Diferente estrume animal  contêm diferentes nutrientes, sendo que ovelha, galinha e cavalo, são mais ricos em azoto.
Cinzas de madeira : Uma fonte importante de cálcio e potássio. Também sobem o nível de PH, auxiliando na correcção de um solo ácido. Utilize as cinzas de madeira cuidadosamente, certificando-se de não alterar o Ph demais ou muito rapidamente.

O PH do solo



Escala de PHdo solo


O PH é uma escala que mede se o solo é ácido, neutro ou alcalino, indicados por números de 0-14, sendo 0 extremamente ácidas e 14 sendo extremamente alcalina. A maioria das plantas preferem um solo neutro,  intervalo de 6-7. Assegurar que o pH é quase neutro é importante, pois os nutrientes não são acessíveis às plantas se o solo é excessivamente ácido ou alcalino. Isso resultará em crescimento atrofiado ou folhas descoloridas.
Se não souber o PH do solo, é possível analisar, ou enviando-o para um laboratório, ou com um  kit caseiro de análise. Na maioria das vezes poderá perceber se há um problema com o seu solo simplesmente olhando para as plantas. Se tiver tratado e regado as plantas, com o terreno devidamente estrumado mas ainda estão se verificam plantas ou folhas descoloridas e atrofiadas, será melhor testar o PH. No entanto, se o jardim é produtivo e viçoso, então provavelmente tem um  pH do solo neutro.

Como mencionado acima, adicionar continuamente composto é uma óptima maneira de manter o equilíbrio do pH do solo e mantê-lo o neutro. No entanto, se encontrar um grave desequilíbrio em seusolo há alterações que pode fazer para fazer voltar ao neutro. O melhor é fazê-lo gradualmente ao longo do tempo, observando como as plantas respondem.

Se o solo é excessivamente ácido, acrescentar cinzas de madeira, cal e cascas de ovos irá aumentar o PH Se o solo está muito alcalino, compostos de enxofre, ureia, ou borras de café pode ajudar a diminuir o pH.

Bom trabalho e boas colheitas



Sem comentários: