Plante uma semente de árvore

Plante uma semente de árvore para ajudar a resolver o impasse da nossa sobrevivência no planeta


É uma pequena coisa, mas, possivelmente, o mais grandioso gesto que pode fazer hoje...ou amanhã ...
Plante uma semente de árvore.

Pode ser uma semente de uma maçã, uma semente de um carvalho ou uma semente alada de um Acer - Pode até entusiasmar-se e recolher num campo, avenida ou parque, um pacote de sementes de uma árvore, se quiser.

E as melhores sementes - aquelas com maior hipótese de crescer  e ter uma  longa vida - são as sementes das árvores que crescem naturalmente onde vive, pois estão particularmente adaptadas às condições existentes.

 Mas onde fazê-lo?

No lado do lado da rua, no seu jardim do bairro, no parque, num passeio ao campo ou ao lado de um bosque ... em qualquer lugar onde haja espaço e luz. Então tudo que  tem que fazer é curvar-se, empurrar o dedo indicador no solo com a profundidade de cerca de dois centímetros - ou usar uma caneta ou pequeno pau - e colocar as sementes dentro.  Tapar ligeiramente e já está.
Deu um passo, numa acção que ajuda o nosso único planeta - o planeta que dependemos Parece e é um acto muito simples.
 Um pouco mais complexo (mas também a parte mais interessante da historia, será começar a conhecer as árvores autóctones (naturalmente indígenas) da região, os seus hábitos, necessidades, etc. Quando aqui chegar começa a descobrir um fascinante mundo, tão diferente e inalcançável para nós. No entanto tão próximo e ligado. Se aqui chegar nunca mais verá as árvores da mesma forma.
A sementeira é tão fácil. E se isso o fez sentir bem, vá fazê-lo novamente!

Sempre que se sinta abatido ou um pouco em baixo, ou mesmo apenas para só pelo prazer pessoal ou altruísmo pela terra, e quer fazer um pouco para ajudar o planeta, instale uma semente num buraco da próxima vez que sair.
Não é apenas a semente que plantou na terra, é algo que plantou na própria mente.

A ideia, o pensamento, talvez a esperança de que pode fazer algo para salvar este planeta. Que pode ajudar a manter a majestade da vida tal como a conhecemos.

Fazer pequenos gestos pode fazer alcançar grandiosos feitos.

A própria semente que plantou no solo é a prova disso.
Um exemplo vivo de como a partir de coisas pequenas, coisas ainda maiores podem surgir e crescer.

Você pode salvar um planeta? Sim, pode.
Por que as árvores são importantes?
Árvores evitam a erosão do solo, são bastante vitais na manutenção e regulação dos ciclos da água, ajudam na controlar o aquecimento global, usando o dióxido de carbono na fotossíntese, afectam-nos psicologicamente de forma positiva e construtiva, etc, etc, etc.

Portanto, é bastante assustador que nos últimos 50 anos, em cerca de metade do mundo, a cobertura florestal original foi perdida.

Leia mais sobre a razão das árvores e as florestas serem tão importantes para a vida na Terra ...

No entanto tenha atenção com pequenos detalhes importantes para que a acção tenha resultados no tempo. Lembre-se - a sementeira de árvores é para o futuro.
Então, quando  planta a sua semente faça o exercido de imaginar como será quando crescer.
Será que vai causar problemas a alguém? Será que pode ter hipóteses de permanecer ou sobreviver ali?
Afinal, em poucos anos, ninguém gosta que outro vá cortar o que com tanto cuidado e intenção foi semeado. Basta plantar outra semente, mas talvez num local diferente.

Sempre adorei a imagem de uma das historias do Astérix que me fascina "o domínio dos deuses" em que bolotas banhadas na famosa poção mágica crescem instantâneamente. Faço sempre esse exercício de imaginação cada vez que atiro uma bolota para a terra. è fantástico vermos numa pequena semente o grandiosos e majestosos ser em que se irá transformar.

Durante os últimos 20 anos tenho feito este exercício onde quer que vá, e hoje já reconheço algumas amigas que ajudei com o meu incentivo. É bom e gratificante, ajuda a dar algum sentido às coisas.

Tome uma atitude! Sempre!

1 comentário:

Unknown disse...

gostei muito.
queres uma mudança? sê a mudança!

inspirado e inspirador.
saúde e longevidade.