HORTAS URBANAS EM VARANDAS, MARQUISES, QUINTAIS

Hortas urbanas e portáteis BioDiverCidades
Esta pequena história é apresentada somente para ilustrar uma iniciativa e respectiva resposta da população àquilo que fazemos aqui em Lisboa
Sem ser uma iniciativa revolucionária, pois em tempos o meu próprio avô era desta ocupação que retirava o seu sustento, pois não tendo suficientes terrenos próprios, fazia hortas para os outros que o pretendiam. As hortas urbanas.
O projecto é simples tendo como pano de fundo a cada vez maior apetência das pessoas em aliarem as suas práticas sustentáveis aos hábitos culinários, e consiste em transformar os jardins, terraços, sótãos ou espaços perdidas das casas, em pequenas hortas.
  1. A entrega aos clientes caixas de madeira pré-fabricadas com 1,2 metros quadrados de tamanho (como na foto), que são verdadeiras mini-hortas urbanas.
  2. Na segunda opção e numa perspectiva de uso vertical do espaço são usadas outras caixas, de uso vertical.
  3. Por fim e para quintais, pode ser feita uma verdadeira horta.

A caixa consegue plantar uma variada combinação de frutas e vegetais… as que o cliente quiser, na verdade.

 O serviço completo das hortas BioDiverCidades custa 250 euros por estação de cultivo (Inverno e Verão)e inclui a caixa de madeira e todo o trabalho do dia-a-dia ou semana. Uma versão low cost, que inclui apenas a instalação inicial da caixa, desce o preço para os 100 euros.

Para um cenário de horta num quintal, o serviço custa 60 euros por mês, sendo que pode retirar da horta mais de 100 € mensais, para além de eliminar os custos de manutenção, no caso de ser um jardim, e do inevitável aumento de qualidade alimentar.

Reparámos que havia uma tendência no consumo e plantação de comida local e redução da pegada carbónica. Pensámos que o mercado estava mal servido [na área das hortas urbanas] e que as pessoas queriam iniciar projectos destes mas não sabiam por onde começar.

Sem comentários: