Jardinagem ZEN

Jardinagem Zen
Numerosas versões existem para explicar a origem desta arte tão subtil. As fontes mais confiáveis indicam que as primeiras manifestações surgiram na Índia, entre os budistas, depois de um episódio de Gautama o Buda.
 
Certa vez, vendo caído um galho de rosas, quebrado pelo vento, o mestre teve tanta piedade das flores que pediu a um discípulo que as colocasse num vaso com água, para que vivessem mais. "A vida é uma dádiva divina - disse Buda - e a suprema beleza das flores vivas deve ser prolongada o máximo possível."

Desde então, tornou-se comum entre os budistas o hábito de apanhar as flores caídas para fazer com elas arranjos em homenagem a Buda.
No Japão introduziram a prática de cobrir parte dos jardins com areia branca, desenhada com padrões que imitavam águas onduladas.

O maior desses jardins hoje em dia fica na cidade de Kyoto, no Templo de Ryoan-ji, em Kyoto, também conhecido como o templo das 15 pedras.

Jardim Zen
O Jardim Zen é uma das mais fascinantes formas de lazer e decoração conhecidas. Ele é a reprodução do mais antigo jardim conhecido: o Ryoangi, na cidade de Kyoto, no Japão.

Ele é a recriação em pequenos espaços da paisagem e do Universo. Nos templos antigos, eram os monges e os nobres que desenhavam no Jardim.


Sua simplicidade expressa um grau de espiritualidade, recriam córregos, lagos e colinas artificiais.


O refazer do Jardim é um hábito e convida à prática da meditação.


A imaginação é infinita no Jardim, tudo é válido para se ter o efeito desejado: um sopro de areia, sulcos com os dedos, pequenas covas, o que importa é fazer o que se sente e reproduzir os seus sonhos.


Por esta razão o Jardim Zen é um elemento dinâmico, não estável, que pode ser restruturado e readequado de acordo com o estado de espirito ou um assomo de criatividade.
É deslumbrantemente belo! Acha complicado ou dificil ter um?
De todo! Basta um pequeno quintal ou terraço e no resto podemos ajudá-lo...

Sem comentários: