Como criar uma árvore ou arbusto a partir da semente

Como criar um árvore ou arbusto da semente

Criar árvores a partir de sementes  pode ser uma das actividades mais gratificantes de jardinagem,  mas muitas vezes requerem um pouco de preparação mais difícil que muitas sementes de flores ou  vegetais.

Na maioria dos casos, existem duas maneiras de germinar sementes da árvore: O modo natural, que muitas vezes inclui a sementeira no outono, ou através de trabalho forçado ou germinação assistida, que inicialmente é feito dentro de casa.



A maneira natural de germinar sementes de árvore

As sementes germinam e as árvores crescem desde o inicio da sua existência no tempo, sem nenhuma ajuda de seres humanos.  O modo natural para germinar sementes de árvores, então, é permitir que a natureza siga o seu curso. A maioria das sementes, quando semeadas no outono e sem qualquer pré-tratamento, vão começar a germinar na primavera seguinte. Certifique-se de semear as sementes na profundidade recomendada.  Se as sementes são plantadas muito profundo, isso pode retardar ou inibir o processo de germinação de primavera. Com algumas variedades de sementes pode ver compassar a germinação durante dois ou três anos, com algumas sementes a germinar na primavera e as demais, germinam mais tarde.

É importante lembrar que muitas espécies são originais de climas mais frios, onde as sementes caem no chão e são cobertas por folhas no Outono. Durante o inverno, as sementes permanecem alojados neste ambiente de fresca humidade. Quando a primavera chega, as sementes, iniciam o processo de germinação.

Para muitos tipos de sementes, o embrião no interior da semente é imaturo e incapaz de germinar (isso é chamado de "dormência") até que amadureça dessa maneira.O atraso no processo de germinação é essencial para a sobrevivência de muitas espécies de árvores. Numa floresta natural, se as sementes germinarem imediatamente após cair no chão no final do verão ou outono, as maioria morreriam durante o inverno frio.

 Germinação forçada



Embora a germinação natural seja uma forma aceitável de iniciar a maioria das sementes de árvore, por vezes, resultados melhores e mais consistente podem ser alcançados através de trabalho forçado ou germinação assistida.

Basicamente, isso significa o uso de várias técnicas para imitar a natureza no papel de criar condições para as sementes de árvores para germinarem.

Existem várias técnicas que podem estar envolvidos para forçar a germinação de sementes de qualquer árvore. Por favor, leia atentamente os passos recomendados listadas em cada pacote individual da semente.

Muitas sementes necessitam de uma ou mais etapas de tratamento para estimular o processo de germinação. As três etapas são: 1) estratificação 2)escarificação,  3)Estratificação fria. Tenha em mente que nem todas as sementes necessitam de todas essas etapas. Na verdade, algumas sementes não necessitam de qualquer pré-tratamento.

Escarificação:

A escarificação é o processo de redução ou quebra do revestimento da semente para que a humidade possa penetrar e o embrião pode começar o processo de germinação. A escarificação é comummente exigido em sementes com cascas de duras ou difíceis. Muitas sementes não requerem qualquer escarificação, e para aqueles que o fazem, o tratamento mais comum é uma simples banho em água durante algum tempo variável consoante a espécie .

O tegumento rígido pode ser dividido por um) a água molhe, b) uma quebra física ou mecânica do tegumento, ou c) um ácido ou tratamento químico (normalmente não é necessário).

a) A  mergulha em água: despeje a água sobre as sementes e deixe de molho, 6 a 24 horas. A maioria dos tratamentos de água são feitos com água à temperatura ambiente. É melhor usar um recipiente de vidro para aproveitar as sementes. Algumas sementes podem exigir água quente, conforme as instruções.

 b) física / mecânica: Usando uma pequena lima ou lixa, esfregue a parte externa do tegumento para reduzir a sua densidade , para que a humidade pode penetrar mais facilmente para o embrião. Tenha cuidado para não o danificar.

 c) Lavagem química (ácido) : O método de lavagem química da escarificação é normalmente utilizado pelos produtores comerciais de variedades de sementes de selecção e muitas vezes não é necessário para fins de hortas familiares. Se for este o seu caso, e dado a minha convicção anti-químicos aconselho misturar com fezes de galinha ou aves e deixar vários dias húmido em fermentação. Os ácidos das fezes de aves potenciados pela fermentação irão quebrar a dormência do tegumento.

Estratificação a frio:

A estratificação é o processo de imitar o processo natural de hibernação, expondo as sementes num local fresco e húmido. A maneira mais fácil para realizar este processo é:

1) Pegue um punhado de turfa e mergulhe-o em água até que esteja saturado.
2) Após a imersão, use as mãos para espremer o máximo de água possível.
3) Coloque uma camada de turfa húmida no fundo de um saco com fecho hermético
4) Coloque as sementes sobre a camada e preencher o restante da bolsa com a turfa
5) Vede o saco bem fechado
6) Guarde a embalagem lacrada no fundo do congelador para o tempo de estratificação adequado.

Durante este processo, ocasionalmente deve verificar as sementes para os sinais de germinação precoce. Se começam a germinar na geladeira, retire-as e vegetais como normal.

Após o tempo de estratificação prescrito na geladeira, retire as sementes e deve plantá-las da maneira normal.

Estratificação quente:

A etapa de estratificação quente é pensado para imitar a dormência da semente no verão, quando geralmente é enfiado no solo húmido quente ou em lama. Para a estratificação quente, siga os mesmos passos descritos para o processo a frio, excepto colocar o saco hermético num local quente ou ligeiramente acima da temperatura ambiente para uma temperatura alvo de cerca de 72 a 86 graus .

Tambem durante o processo de estratificação quente, ocasionalmente verificar as sementes para os sinais de germinação precoce. Se as sementes começam a germinar, devem ser plantadas.

Plantação das Sementes
 

As sementes podem ser semeadas em recipientes individuais ou em bandejas de sementes. É importante assegurar são plantadas na profundidade do solo recomendo. A maioria das sementes de árvores são plantadas mais rasas do que outras sementes, mas geralmente depende do tamanho da semente. Por favor, siga as instruções sobre cada pacote de sementes para a profundidade de plantio adequado. As sementes devem ser semeadas num meio bem drenado, como uma mistura de turfa e composto.


Para sementes maiores - aqueles com mais de um 1 / 3 de um centímetro de altura, pressione a metade da semente no meio. Para sementes menores, espalhe-as sobre a superfície do solo. Cubra as sementes com uma fina camada de areia a uma profundidade sobre a espessura das sementes.

Após o plantio  regá-las com cuidado e manter húmidas, mas não molhado.Manutenção da humidade elevada e humidade relativa do ar é crítico para a germinação das sementes. Pode aaumentar a humidade, colocando o tabuleiro de sementes numa barraca de plástico. Certifique-se de fazer alguns furos na tampa plástica para garantir a circulação de ar adequada. Mantenha as bandejas num local quente, mas com pouca iluminação.

A germinação pode ser  rápida e em poucos dias ou mais lenta e em vários meses, dependendo da espécie e das condições ambientais. Uma vez que as sementes germinem, devem ser mudadas para um local com luz.  Talvez seja necessário algum cuidado e atenção por alguns meses antes do plantio ao ar livre. Tente dar às plantas jovens tanta luz do sol tanto quanto possível.



5 comentários:

Sérgio Faustino disse...

Artigo muito interessante, desta forma todos nós podemos dar a nossa contribuição no sentido de preservarmos variedades de árvores tradicionais.

Sérgio Faustino disse...

artigo muito interessante, desta forma todos nós temos a possibilidade de preservarmos as variedades tradicionais.

Mariana Barreto disse...

GostariA de saber q semente é essa que ta nos saquinhos germinando na imagem acima.

Mariana Barreto disse...

Meu facebook é esse me da a resposta por lá q é mais fácil de eu ver mari barreto

Regenerar projecto disse...

Grato pelos comentários. Para a Mariana a semente a germinar em sacos é de uma árvore tropical que assim a vista não sei nem me lembro, isto ja foram muitos anos