"Quanto mais branco o pão, mais cedo irá morrer!" (antigo ditado).

"Quanto mais branco o pão, mais cedo irá morrer!"  (antigo ditado).


O pão feito de farinha branca refinada seguramente não é bom para a saúde. Há um fato pouco conhecido que numerosos estudos científicos  provaram inúmeras vezes, de que há determinados itens alimentares comummente consumidos em dietas que são prejudiciais à nossa saúde, no nosso moderno e rápido  modo de vida, . Um deles é o pão branco, uma elemento presente e principal da dieta da maioria das pessoas. Acredite ou não, comer pão branco é prejudicial!

Isso pode ser algo que não irá fazer felizes muitas pessoas por o saber, mas se quiserem melhorar a saúde, perder peso e evitar a possibilidade de acabar com diabetes tipo II, o pão branco terão que eliminar da alimentação diária.

Por que se deve excluir Pão branco da alimentação?
O pão branco é feito de farinha branca refinada, contendo vários componentes deficientes e muito pouco interessantes em termos de nutrientes e fibras, essenciais para um sistema digestivo saudável e um metabolismo estável.
E esta é a razão:
A farinha branca refinada é produzida a partir do grão de trigo que é submetido ao processo de refinamento em que se removem todos os traços da casca ou farelo e junto com estes, todos os elementos alimentares válidos e contidos no grão. A farinha é então branqueada com agentes químicos com base em cloro e seca em fornos de alta temperatura para matar todos os demais constituintes benéficos.

Este insípido pó, sem sabor, em seguida é-lhe adicionado glúten (que é um produto a que um número crescente de pessoas se estão a tornar alérgicas), que ajuda a produzir um pão de forma mais uniforme, e com mais capacidade de ficar grande e macio. A muitos tipos de pão embalado, também é adicionado açúcar para permitir que o fermento de padeiro aumente de volume a massa.  O sal também é adicionado para controlar a acção do fermento e evitar que o pão cresça demasiado.

Comer massa produzida para pão branco pode ser comparado a comer um pouco de papelão, tal a sua suavidade e ausência de qualquer benefício útil numa dieta qualquer. Pão da pequenas padarias e pães feitos em casa, normalmente têm o gosto um pouco melhor, mas porque a farinha branca refinada é usado na sua produção, ainda não há um benefício de saúde.

Aspectos negativos para a saúde pelo consumode pão branco
 
Para começar, tal como com a massa branca e outros produtos feitos com farinha branca refinada (massa , esparguete, bolos, etc, etc, etc), o pão branco contém uma grande proporção de alto IG (índice glicémico)e  hidratos de carbono.  Estes provocam uma libertação mais rápida dos açucares para a corrente sanguínea o que provoca um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue, que por sua vez desencadeia da mesma forma, uma libertação rápida de insulina no próprio corpo, regulando o açúcar. Esse elemento é libertado pelo pâncreas e é responsável por regular os níveis de açúcar no sangue.

A insulina é o que as pessoas que sofrem com diabetes tipo 1 têm que injectar para regular os seus níveis de açúcar no sangue, porque o corpo não produz naturalmente o suficiente . O diabetes tipo II é uma doença que se espalha rapidamente, provocada por desequilíbrios demasiado frequentes dos níveis de açúcar no sangue, causando a produção de insulina para tornar-se sobre-carregados, o que eventualmente leva ao problema e todos os aspectos negativos para a saúde associados a ele.

Outros aspectos negativos da saúde vêm na forma do aumento dos níveis de mau colesterol no sangue.  Isso pode levar a problemas como doenças cardíacas relacionadas ao estreitamento das artérias. Quando os níveis de colesterol LDL se tornam demasiado elevados, as artérias engrossam as paredes e os bloqueios podem ocorrer, levando à trombose (coágulos de sangue), bem como à pressão arterial elevada.

Outro efeito negativo do consumo de pão branco é sobre o metabolismo do corpo. Este é retardado provocando redução da eficiência na digestão e maior armazenamento de gordura. Na verdade, esta é uma das principais razões pelas quais a perda de peso é tão difícil para as pessoas que continuam a comer pão branco.

A falta de fibras na dieta é um grande problema para o trato digestível, especialmente para os intestinos conseguirem terminar o processo e permitir que os resíduos possam deixar o corpo. Quando há pouca ou nenhuma fibra alimentar presente na alimentação, o intestino irá sofrer e ser incapaz de efectivamente eliminar todos os resíduos do corpo. Isto leva a doenças como a de Crohn, Síndrome do Intestino Irritável (SII) e pode levar ao cancro do cólon.

A alternativa ao pão branco

Mas não temos que desistir do pão na alimentação, só apenas do pão branco. A alternativa viável é de pão castanho claro, também conhecido como pão integral ou feito de cereais integrais. Este é produzido a partir de farinha integral, que não é refinada, da mesma forma como a farinha branca. A farinha integral mantém a casca do trigo, o farelo, que é onde todos os nutrientes e fibras dietéticas existem.  Não há qualquer branqueamento e os níveis de glúten são geralmente mais baixos do que no pão branco, mas deve sempre ser verificado o rótulo para essa primeira informação.

A farinha integral possui níveis muito mais baixos de Hidratos de carbono com IG, do que a farinha branca.  Também tem níveis mais elevados de hidratos de carbono de baixo índice glicêmico, que funcionam de maneira oposta aos carbohidratos com alto IG, o que irá resultar numa libertação lenta de açúcares na corrente sanguínea. O resultado é a insulina ser libertada lentamente e em quantidades muito menores. O metabolismo é estimulado, em vez de inibir, o que significa que o seu sistema digestivo recebe um impulso em termos de eficiência e menos gordura fica armazenada. Esta é uma boa notícia para pessoas preocupadas com o excesso de peso.

Os produtos de farinha integral, como pão integral, contêm altos níveis de fibra dietética. Isto é essencial para o funcionamento do cólon e da digestão completa de alimentos e eliminação de resíduos. Eles também contêm níveis mais baixos de LDL-colesterol ruim e com níveis mais elevados de HDL, o colesterol bom. Isto significa que as artérias ficam mais saudáveis e uma pressão sanguínea normalizada melhora.
Para rematar, o pão integral é muito mais saboroso e sem sensação de enjoativo, com textura pastosa. Fazer uma troca para pão integral é um processo de acostumação com o sabor e textura. Em pouco tempo irá preferir o sabor muito mais rico e superior, juntamente com todos os benefícios de saúde, como parte de uma dieta saudável e saborosa.

Sem comentários: