Como criar um Jardim amigo da Vida Selvagem

Criar um habitat de vida selvagem

Se  tem uma varanda de um apartamento, quintal ou uma pequena Quinta,  pode criar um jardim que atrai animais selvagens e ajuda a restaurar o habitat em áreas rurais ou residenciais. Ao fornecer alimento, água, abrigo e um lugar para os animais selvagens criarem. Pela incorporação de práticas de jardinagem sustentável.

Fornecimento de alimento para animais selvagens

Todos precisam obviamente de comer, como elemento de primeira abordagem, o meio mais fácil e rápido de atrair vida selvagem para um espaço! A plantação de arbustos e árvores autóctones é a maneira mais fácil de fornecer a verdura, néctar, pólen, frutos, sementes e presas que muitas espécies de animais selvagens necessitam para sobreviver e prosperar. Também pode incorporar os alimentadores suplementares e colocar alimento extra, mas sempre com a devida atenção para as necessidades de cada espécie, assim como a qualidade e origem desses alimentos fornecidos, pois decerto ninguém quer estar a envenenar ou contaminar pequenos animais vizinhos.

 Abastecimento de Água para a Vida Selvagem

A fauna selvagem tem necessidade de fontes de água limpa para vários fins, incluindo banho, beber e reprodução.  As fontes de água podem incluir recursos naturais, como lagoas, lagos, rios, nascentes, oceanos e zonas húmidas, ou recursos humanos criados, como recipientes, áreas de empoçamento ou lagos instalados.


Criar abrigos para a Vida Selvagem


Todos os animais selvagens requerem lugares para se esconder, a fim de se sentirem seguros das pessoas, predadores e intempéries. Use coisas como a vegetação autoctone, arbustos, troncos velhos,  murosde pedra ou rochas, que para além dessa função podem funcionar como eficientes elementos decorativos.

 

 

Dar à fauna selvagem um lugar para criar

Os animais selvagens precisam de um local abrigado para se reproduzirem e criar em segurança a sua descendência. Muitos lugares para abrigo podem igualmente funcionar como recursos onde podem , para além de se reproduzir, encontrar o alimento necessário para alimentar as crias. A existência de prados de flores  e arbustos silvestres, importam pois são onde muitas borboletas e e outros insectos põem os ovos. Também cavernas (numa perspectiva artificial podemos considerar abrigos de jardim, sótãos, etc) onde os morcegos se empoleiram e formam colónias.

Deixe o seu jardim ficar Natural


Como mantém o seu jardim ou paisagem pode ter um efeito importante sobre a saúde do solo, ar, água e habitat para animais selvagens nativos - bem como para a comunidade humana nas proximidades.Reduzir o uso de químicos, fazer compostagem, deixar cobertura morta e redução das áreas de relvado, são passos importantes para jardinagem ecológica.

Sem comentários: