A horta Selvagem e Natural


Pensa que cultivar vegetais requer muito tempo e trabalho duro? Experimente a técnica de jardinagem ecológica

ecological gardening



O cultivo de alimentos é tipicamente visto como uma forma de arte ou um trabalho difícil, por isso não admira que poucas pessoas produzam alimentos suficientes para alimentar a sua família. Mas e se uma técnica que surja, for tão fácil e tão produtiva que, mesmo o mais ocupado executivo de empresa poderá cultivar uma parte significativa dos alimentos para a sua família

 A jardinagem ecológica pode ser a resposta.

 A natureza tem as respostas

Para saber agricultura ecológica, precisamos olhar para os ecossistemas naturais afim de obter respostas. Um ecossistema natural é feito de milhares de componentes vivos e não vivos, todos convivendo numa determinada área. Cada componente de vida ocupa um "espaço de nicho" própria - e isso é muito importante para compreender o papel deste espaço na criação de uma horta ecológica.

Por exemplo, imagine uma árvore de floresta tropical gigante cair no chão depois ali ter estado por centenas de anos. Essa árvore grande teria preenchido um enorme nicho. Na sua ausência, centenas de sementes dormentes no solo vão acordar para a vida, lutando desesperadamente para a sua oportunidade de ocupar os melhores lugares na floresta - o espaço de nicho vazio.  O espaço é rapidamente preenchido e a harmonia é restaurada.

Quando olha para uma horta tradicional com este tipo de percepção, o que se vê é um sistema muito antinatural. Há uma diversidade muito pequena e muitos espaços e nichos vazios. Mas a natureza impõe a sua vontade nas hortas, exactamente da mesma maneira que o faz numa floresta tropical, e isso significa que os espaços vazios serão preenchidos o mais rapidamente possível. No entanto, numa horta tradicional não existem as sementes desejáveis, à esperando para ocupar os nichos, e o que vai acontecer será a proliferação das sementes disponíveis, as ervas selvagens.

A solução para este problema é criar uma horta que tem preenchidos todos os espaços de nicho, para que as ervas daninhas não tenham hipóteses de avançar e ocupar.

Pode fazer-se isso ao plantar a horta muito bem com uma grande variedade de plantas horticolas de diferentes formas e características.

O resultado é um denso arranjo como uma mata, e como que pode render uma quantidade inacreditável.

Este factor também ajuda a criar um microclima altamente protegido. O ambiente ideal de crescimento ajuda as plantas, que duram muito mais tempo. 

Pouco tempo, pouco espaço

O cultivo de alimentos numa horta ecológica não exige tanto espaço. Apenas uma pequena área pode oferecer uma recompensa de alimentos - o suficiente para poupar algumas dezenas de Euros por ano em supermercado.

Mesmo vivendo numa pequena quinta, por exemplo, ocupa apenas um espaço que há cerca de 6 m x 6 m. Essa é uma área que pode ter um quintal urbano. E mesmo as pessoas que vivem em apartamentos podem adaptar o método para produzir alimentos em abundância sobre a menor das varandas.

A melhor notícia é que não precisa investir muito tempo para colher os saborosos vegetais.No meu caso, eu gasto apenas cerca de 10 horas num ano inteiro para a minha marquise e parte desse tempo é a inventar coisas, métodos e estéticas.

A melhor coisa sobre o método de agricultura ecológica é que posso ignorar minha horta vários dias e não perder com isso.

Não há necessidade de rotação de culturas
A rotação de culturas não é necessária com agricultura ecológica, porque o plantio misto neutraliza os efeitos do empobrecimento de minerais que são causados quando uma única espécie domina uma área. As culturas para a adubação verde também não são necessárias. A agricultura ecológica repõe o nitrogénio no solo de duas maneiras - primeiro, através da plantação de leguminosas comestíveis, como ervilhas e feijões dentro da composição, que fixam o nitrogénio da atmosfera por meio de bactérias específicas relacionadas com as suas raízes, e por outro, pela adição de adubo orgânico na superfície de todas as áreas desprotegidas. Compostagem é uma parte importante da horta ecológica e uma mercadoria muito valiosa.  A compostagem é uma maneira de reconstruir nutrientes valiosos que um dia irão alimentar a sua família.
 Deite fora a enxada
Os ecossistemas naturais não necessitam de agricultores com pás e enxadas para ao longo de cada temporada transformar o solo, e nem a horta ecológica.

Perturba a estrutura do solo, que por sua vez reduz a capacidade do mesmo para dispensar valiosos nutrientes para as plantas. A perda de estrutura também reduz a capacidade do solo de reter água.

Desenvolver e manter a boa estrutura do solo é, na verdade, a melhor técnica de poupança de água e, quando praticado em conjunto com um plantio denso, cria uma ecologia holística do solo - criar uma sombra densa na superfície do solo trava o encrostamento superficial, o que provoca o escoamento e o esgotamento de nutrientes. Também não é o melhor para andar sobre os canteiros do jardim como isso irá causar compactação desnecessária. É claro que isso requer a instalação de vias permanentes, que são posicionados de tal forma que o jardineiro pode obter acesso ao terreno.

 Natural de manejo de pragas
A natureza, mista e espontânea da horta ecológica cria também e em consequência uma forma natural de manejo de pragas.

As pragas geralmente localizam a sua espécie-alvo de planta através da visão ou cheiro. Imagine o quanto será mais difícil, ver a planta-alvo quando os seus contornos são obscurecidos por um mar de verde. E como a partir da terra ou outras plantas, poderia sentir o cheiro da sua planta-alvo quando há tantos cheiros contrastantes?

Auto-sementeira
Uma característica inspiradora das florestas é a das suas copas altas. No entanto, o futuro da floresta está no solo, na forma de sementes - pequenas células de vida à espera de sua oportunidade de prosperar.

Uma horta ou jardim sustentável e ecológicos precisam ter um futuro, também. Ao permitir que algumas plantas cheguem á semente antes de ser colhidas e consumidas, poderá deixar desenvolver o seu próprio banco de sementes in-loco.

Tal como acontece com uma floresta ou prado, devemos ter em vista que milhares de sementes de muitas variedades serão indiscriminadamente espalhados por toda a nossa parcela. A maioria dessas sementes nunca irão germinar, porque na horta ecológica os espaços nicho estão tão cheios que as oportunidades para uma nova vida são limitados. No entanto, eventualmente, uma planta vai ser removida e comida por nós e num curto espaço de tempo o local deixado vago será colonizado por uma qualquer outra planta horticola da qual a semente esteja mais potente e adaptada.

Se existem milhares de sementes dormentes, as hipóteses de o espaço nicho ser preenchido com algo desejável são muito boas. Claro que isso também poupa tempo e esforço, assim não será necessário replantar em cada época.

Uma boa táctica é permitir que uma planta de cada variedade produza sementes em cada ano, o que irá fornecer sementes mais que suficientes para garantir a sobrevivência das gerações futuras. Vegetais folhosos, como aipo, alface, acelgas e couves podem ser simplesmente deixados independentes no seu processo. No entanto, frutos de plantas, como tomate e courgete, geralmente exigem que seja feita a colheita das sementes, e depois replantá-las.

Com a courgete, haverá sempre uma fruta maior que  não viu crescer sob a "selva". Pode colher um punhado de sementes a partir destes e secá-los para espalhar no ano seguinte.

Como pode ver, imitando a natureza, você pode construir seu próprio jardim sem esforço comestíveis que toda a família vai adorar.

Sem comentários: