Paredes vivas, jardins verticais


Paredes vivas, jardins verticais


Uma parede viva, também referida como parede verde, jardim vertical, ou quinta geralmente é parte de um edifício e é composto por algum tipo de vegetação. Estes tipos de jardins são algumas vezes referidos como jardinagem urbana, porque são bem adaptados para um ambiente urbano onde o espaço no chão é muito limitada, mas o espaço vertical é grande. Estes jardins verticais podem ser bastante espectaculares na aparência, e, em alguns casos, ainda trabalham para filtrar o ar puro para dentro do prédio em que  estão crescendo.

Os jardins verticais podem ser cultivados em praticamente qualquer tipo de parede, com ou sem o uso do solo, e podem ser colocadas em paredes exteriores e interiores. Enquanto não há escassez de água para a parede viva, nenhum solo é necessário. Essas incríveis quintas aéreas são capazes de literalmente dar vida a um edifício velho e degradado  no meio da cidade e estão a tornar-se cada vez mais populares no interior de edifícios de escritórios, casas e lojas por causa de sua beleza e  propriedades de purificação natural do ar.

"Paredes vivas" tornou-se rapidamente uma forma de arte para muitas pessoas, e um dos artistas pioneiros do jardim vertical é Patrick Blanc. Ele observou como as plantas foram capazes de crescer na vertical, sem a necessidade de solo no estado selvagem, e logo desenvolveu uma maneira de criar arte nas paredes com vegetação e que precisava de pouca manutenção. Uma vez que estas paredes vivas só pesavam aproximadamente 30 kg ou menos, por metro quadrado, ele percebeu que quase qualquer tipo de parede seria capaz de suportar o peso de um jardim vertical. Há muitos exemplos surpreendentes de jardins verticais em todo o mundo. Aqui está uma lista de algumas das paredes mais criativas e bonitas que existem no mundo.

 Musée du Quai Branly, em Paris, França

Este popular museu francês, perto da Torre Eiffel em Paris é o lar de um dos melhores exemplos do trabalho do artista de jardim vertical, Patrick Blank. O muro de vida aqui é de cerca de 200 metros de comprimento e 12 metros de altura. exteriores de vida do museu foi ao mesmo tempo saudável e vibrante, mas hoje você pode ver os sinais do apoio insuficiente para a irrigação e drenagem do jardim - embora ainda permanece muito bonitas.

musee du quai Branly
Musee du quai Branly
Musee du quai Branly  

 Parabienta Sistema de parede viva, no Japão

Esta parede viva é fabricada e comercializada por duas empresas japonesas que criaram um produto que é leve, barata e muito funcional.  A parede viva é chamado de ' Parabienta ', e custa aproximadamente 80 Euros por metro quadrado. Este muro ecológico consegue arrefecer significativamente um edifício através de um processo natural de ensombramento, humidade e circulação de ar.
parabienta living wall
parabienta japan
 Paris, França - A Meca Jardim Vertical

A 'cidade do amor' é uma espécie de Meca dos jardins verticais , onde é cada vez mais popular e moderno 'decorar' um muro feio com uma infinidade de belas plantas, seja para fins artísticos ou para mais funcionais ou eco intenções amigáveis. Em grande parte tal deve-se ao facto de um dos pais fundadores desta forma de arte, Patrick Blanc, viver lá. Ele e outros artistas de paredes vivas, criaram alguns jardins verticais surpreendentes na capital francesa.

 Fundação Cartier

As plantas da parede da entrada na Fundação Cartier não foi cortado desde a sua plantação em 1998. A única manutenção deste belo jardim, envolve um jardineiro que vem unicamente cada 2-3 meses para remover as folhas mortas, ou a planta inteira, e substituí-las por novas.

foundation Cartier

 BHV Homme

O jardim vertical nesta loja de departamentos parisiense, literalmente, dá vida à parte traseira do BHV Homme, em Paris. Este Muro Vivo artístico , de longe quase se assemelha a uma pintura abstracta .

bhv homme
bhv homme

Hotel Pershing Hall

Situado no pátio do Hotel Pershing Hall é um jardim vertical de 30 metros de altura que apresenta mais de 250 diferentes espécies vegetais! É um bom exemplo, para dizer o mínimo!

pershing hall hotel
pershing hall hotel

Club Med Champs-Elysees

O pequeno jardim vertical neste espaço em Paris, foi concebido para representar as plantas dos 5 continentes diferentes. A adição do jardim vertical neste local faz parte de um plano para criar uma sensação mais luxuosa . O jardim é visível do exterior e está maravilhosamente iluminada à noite.


CaixaForum, Madrid, Espanha

Como o mais novo museu de Madrid, a CaixaForum certamente trás inovação ao nível seguinte antes mesmo de entrar no lugar. Uma das paredes exteriores tem um enorme jardim vertical de 24 metros de altura com mais de 15.000 plantas,  de mais de 250 espécies diferentes. Esta exposição artística é um dos melhores exemplos de paredes vivas em qualquer lugar  de Espanha .

caixa forum madrid
caixaforum madrid

 Jardim Vertical, Bangkok, Tailândia

O fenómeno de jardinagem vertical está se espalhando como fogo selvagem em todo o globo, e não é diferente em Bangkok, na Tailândia. As duas primeiras fotos estão no Siam Paragon Shopping Center, e o segundo é um exemplo de como estratégicamente colocar plantas na vertical ao lado dum poço de elevador na Bangkok Emporium pode adicionar um toque decorativo.

bangkok vertical gardens

bangkok vertical gardens

vertical gardens in bangkok

Paredes vivas, Holanda

Este edifício é um grande exemplo de como se pode olhar para uma parede desagradável e transformá-la numa parede viva. As plantas crescem numa fina camada de material de feltro e lã de rocha, em vez de solo. A água da chuva aproveitada é bombeada através deste material para fornecer nutrientes ao sistema radicular das plantas.

living walls netherlands

Sem comentários: