A produção de Horticolas "à séria" no Centro Convergência da Raia

Inspirados pelo conceito de soberania alimentar (http://cultivarbiodiversidade.blogspot.pt/2012/09/conceito-de-soberania-alimentar.html ) e seguindo os princípios, métodos e ética da Permacultura (http://cultivarbiodiversidade.blogspot.pt/2011/12/principios-de-acao-em-permacultura-por.html), Em Idanha-a-Nova, no interior profundo do pais, um grupo de pessoas decidiu lançar-se para a aventura de contribuir para a alimentação do mundo, com respeito pela Natureza, pela saúde dos consumidores e  valorização pelo prazer da alimentação e qualidade genuína dos alimentos.

Com base em várias solicitações para Lisboa( http://www.bem-me-quer.pt/index.htmlhttps://www.facebook.com/CozinhaPopularDaMouraria?fref=ts); uma pessoa individual que se propõe a fazer entregas de cabazes ao domicilio e outras iniciativas, para já localizadas, e juntando a isto a interferência e sensibilização nos mercados locais (Castelo branco e Idanha), também a parceria com o acontecimento regular do Festival Boom e outras possibilidades ainda a explorar, deram-nos forças e solidez em enveredar pela produção de hortícolas numa escala mais vasta, saltando o degrau da auto-suficiência. 


Estes "clientes" encomendam especificamente as suas necessidades e preferencias do seu público, incentivando aos mesmos a visitarem e conhecerem quem os alimenta e como o faz, numa relação directa de consumo de proximidade.

Esta mesma iniciativa servirá igualmente como base para a realização de cursos e incentivo a outros para o fazerem de igual modo.


Ainda acumulando funções no espaço, e aproveitando a existência de instalações  para receber pessoas no pressuposto de turismo responsável (link a colocar), permitirá aos visitantes temporários aprender a plantar, ou apanhar da terra os próprios alimentos que consumem na estadia, numa verdadeira e directa relação com a terra e sua fertilidade e generosidade.

Para os consumidores distantes, existirá regularmente informação visual de como cresce o seu alimento e o convite permanente a visitar o local, para conhecer e inclusive participar (ainda que por curto espaço) na produção dos seus super vegetais, qual "Farmville" real.

Este conceito só faz sentido no contexto de ser participativo e envolver todos os participantes, numa espiral comum de crescimento conjunto. Natureza, produtores, facilitadores na distribuição e consumidores.


Estão convidados e sejam bem vindos ao Novo Mundo que se vai construindo por aí

Sem comentários: