Um benefício adicional para um jardim ao ser concebido ou reestruturado, acontece ao ser considerado e encarado como um sistema orgânico no contexto do método de planeamento da Permacultura, e neste sentido será tido em conta sempre a produção de alimentos e outros recursos, quer seja para nós, humanos ou para muitas outras espécies animais da fauna selvagem autóctone (nativa). E esse será o principio e o modelo mais eficaz para se conseguir alcançar o objectivo de ter um habitat de vida selvagem onde prospera a biodiversidade.
Aves, répteis, anfíbios, insectos e nalguns casos também mamíferos, existentes contribuem para manter o equilíbrio de pragas / predadores numa relação de ecossistema harmonioso.
Para incentivar e chamar estes animais para o jardim podem-se recorrer a várias técnicas. no caso especifico das aves, uma das melhores opções será a plantação de uma sebe mista com espécies maioritariamente autóctones( nativas, incluindo na sua composição espécies como Pilriteiro (crataegus monogyna), azevinho (ilex aquifolium), Folhado (Viburnum tinus), Roseira brava (Rosa canina), Medronheiro (Arbutus unedo) madressilva Lonicera spp) e Hera (Hedera helix), entre outras possibilidades menos comuns como Azereiro (Philirea Latifolia) Sanguinho (Rhamnus alaternus) etc.
Por outro lado, a existência das anteriormente referidas espécies selvagens de arbustos e árvores autóctones, vão desviar em boa parte as aves dos frutos que nos interessam a nós. A colheita que nós compartilhamos com os animais selvagens, que muitas vezes chegam lá antes de nós, pode ser encarada como uma forma simpática de retribuir o precioso serviço que nos fazem por também comerem de igual modo, os insectos e pragas que iriam infestar as mesmas árvores de fruto, por vezes levando a que não consigamos consumir um único fruto são!
Ainda e acrescido, a sebe de espécies de arbustos/árvores nativas, é de igual modo muito importante por proporcionar abrigo para as aves que frequentem o nosso jardim.
Um dos nossos grandes prazeres que podemos ter é alimentar adicionalmente os pássaros no inverno com sementes como, amendoim, cereais muito diversos e até restos de pão já velho.
Este tipo de prática através da instalação de comedouros para aves, estratégicamente colocados em pontos escolhidos do jardim, podem de igual modo proporcionar o prazer de conseguir excelentes momentos de observação ornitológica, óptimas fotos e momentos de partilha saudável e harmoniosa com a Natureza.
Se viver já nos limites da cidade e em maior proximidade de zonas de campo ou matas de maior extensão, então terá o privilégio de receber muitos mais visitantes, tanto em quantidade como em diversidade. O inverno é um bom momento para bagas de plantas e árvores que muito embelezam o jardim e proporcionam o brilho de satisfação em saber que estamos ajudando estes animais nos tempos mais duros e de maior escassez de alimento na natureza.
3 comentários:
Tenho comedouros e bebedouros no meu pequeno jardim/horta, e tanto melros como rolas já criaram os seus filhotes em duas árvores nele existentes, bem como pardais e andorinhas. É realmente muito gratificante vê-los "felizes" por aqui!
ok
ok.
Enviar um comentário