Plantação de alimentos de Inverno para aves


Woodpecker.jpg
Um benefício adicional para um jardim ao ser concebido ou reestruturado, acontece ao ser considerado e encarado como um sistema orgânico no contexto do método de planeamento da Permacultura, e neste sentido será tido em conta sempre a produção de alimentos e outros recursos, quer seja para nós, humanos ou para muitas outras espécies animais da fauna selvagem autóctone (nativa). E esse será o principio e o modelo mais eficaz para se conseguir alcançar o objectivo de ter um habitat de vida selvagem onde prospera a biodiversidade. 

Aves, répteis, anfíbios, insectos e nalguns casos também mamíferos, existentes contribuem para manter o equilíbrio de pragas / predadores numa relação de ecossistema harmonioso. 

Para incentivar e chamar estes animais para o jardim podem-se recorrer a várias técnicas. no caso especifico das aves, uma das melhores opções será a plantação de uma  sebe mista com espécies maioritariamente autóctones( nativas, incluindo na sua composição espécies como Pilriteiro (crataegus monogyna), azevinho (ilex aquifolium), Folhado (Viburnum tinus), Roseira brava (Rosa canina), Medronheiro (Arbutus unedo) madressilva Lonicera spp) e Hera (Hedera helix), entre outras possibilidades menos comuns como Azereiro (Philirea Latifolia) Sanguinho (Rhamnus alaternus) etc. 

Goldfinches are rarely seen unless we put up niger feeders and then they appear within the hourNo entanto também poderão ser usadas algumas espécies mais exóticas mas que no entanto são bem adaptadas e em nada nefastas para o ecossistema do jardim, como sejam as Cotoneaster, Pyracantha e Berberis que são produtoras de alimentos (bagas) especialmente boas para uma grande variedade de pássaros.A Pyracantha produz um belo efeito estético com grande quantidade de bagas vermelhas. Nas plantas importantes como recurso de alimentos para as aves no inverno  de modo óbvio estão incluídas também a maioria das frutíferas preferidas para os humanos dai que se cria um nível de competição pelos deliciosos e apetecíveis frutos como nêsperas, cerejas, maçãs, uvas e muitas outras.  
Por outro lado, a existência das anteriormente referidas espécies selvagens de arbustos e árvores autóctones, vão desviar em boa parte as aves dos frutos que nos interessam a nós. A colheita que nós compartilhamos com os animais selvagens, que muitas vezes chegam lá antes de nós, pode ser encarada como uma forma simpática de retribuir o precioso serviço que nos fazem por também comerem de igual modo, os insectos e pragas que iriam infestar as mesmas árvores de fruto, por vezes levando a que não consigamos consumir um único fruto são!
Ainda e acrescido, a sebe de espécies de arbustos/árvores nativas, é de igual modo muito importante por proporcionar abrigo para as aves que frequentem o nosso jardim. 
Um dos nossos grandes prazeres que podemos ter é alimentar adicionalmente os pássaros no inverno com  sementes como, amendoim, cereais muito diversos e até restos de pão já velho.
Este tipo de prática através da instalação de comedouros para aves, estratégicamente colocados em pontos escolhidos do jardim, podem de igual modo proporcionar o prazer de conseguir excelentes momentos de observação ornitológica, óptimas fotos e momentos de partilha saudável e harmoniosa com a Natureza.



Se viver já nos limites da cidade e em maior proximidade de zonas de campo ou matas de maior extensão, então terá o privilégio de receber muitos mais visitantes, tanto em quantidade como em diversidade. O inverno é um bom momento para bagas de plantas e árvores que muito embelezam o jardim e proporcionam o brilho de satisfação em saber   que estamos ajudando estes animais nos tempos mais duros e de maior escassez de alimento na natureza.

Biodiverse habitat has attracted ants which attracts green woodpeckersAlimentar aves num e através de um jardim é uma actividade agradável e muito útil na manutenção da biodiversidade em meios humanizados e que por vezes até pode resultar na satisfação de algumas dessas aves apreciarem tanto as ofertas, que escolham o nosso jardim para ai nidificar e criar  a sua descendência. 

Esse será o melhor dos elogios, o prémio pelo esforço. 

Por vezes este mesmo incremento de alimento que proporcionamos,  pode inclusive resultar numa postura adicional de ovos no verão, tão vital para algumas das nossas espécies de aves, ameaçadas de extinção, pois como é compreensivel, ao perceberem a maior disponibilidade de alimentos, as aves, que têm a capacidade de regular a intensidade e numero das posturas, irão sentir claramente que podem ter mais crias, pois o alimento é suficiente para garantir a subsistencia de todos. 

3 comentários:

cmestre disse...

Tenho comedouros e bebedouros no meu pequeno jardim/horta, e tanto melros como rolas já criaram os seus filhotes em duas árvores nele existentes, bem como pardais e andorinhas. É realmente muito gratificante vê-los "felizes" por aqui!

cmestre disse...

ok

cmestre disse...

ok.