Silvas, essas incompreendidas


As silvas (rubus spp) e o valor ecológico e como alimento
Como já referi e desde o incêndio em 2011, no processo de regeneração natural do terreno, as silvas ocuparam um espaço e papel de destaque.

Sendo isto terrenos de aluvião e baixos. Com muita humidade, são habitats muito favoráveis para estas plantas que normalmente são consideradas um problema e muito pouco apreciadas. Porque ocupam muito espaço , porque "mordem" muito a quem lhes toque 🙂

No entanto e como sempre, no problema está a solução.
As silvas têm um importantíssimo valor ecológico.

No contexto da regeneração, cobrem e protegem rapidamente os solos afectados por situações traumáticas.

Flores de Silvas
São abrigo e alimento para um elevado número de insectos, aves e até mamíferos, como acontece aqui com raposas, texugos, coelhos, ouriços caixeiros etc
Por fim e para mim que com o fogo, fiquei sem matéria orgânica no solo, tem sido um excelente recurso para chop and drop.

Para gestão de espaço, houve muitas zonas que tenho cortado regularmente. Outras deixei crescer e agora que os solos já estão recuperados, as árvores plantadas já a fazer sombra, agora comecei a fazê -las retroceder em área ocupada, deixando no entanto várias centenas de metros de sebes (são óptimas para isso), criando compartimentação de parcelas interiores e também todo o perímetro do terreno. 

Ah! as silvas produzem imensas amoras, fruto muito apreciado por animais e humanos, que pode ser utilizado de imensas formas e e inclusive começa a ter valor comercial.
Camada de cobertura após corte


Tendo feito corte e destroçamento com roçadoras, em muitos destes locais ficou uma camada de 10 cm de carbono (folhas e ramos) .

Silvas? Sim, por favor. 🙂

Sem comentários: