Bosquetes de Terrenos baixos


Plantados nas zonas mais baixas, onde se constatou durante o inverno ficarem bastante molhadas, e que correspondem também aos melhores e mais profundos solos.

Aproveitando estas condições benéficas foram plantados pequenos bosques em faixa e que acompanham as zonas baixas.

Nestes pontos e a médio longo prazo, existirá uma zona de sombras privilegiada. Por outro lado, esta intervenção vai criar uma unidade de coprredor ecológico, ligando outras faixas de vegetação já existentes na envolvência

No contexto de gestão da macro-paisagem, pela selecção das espécies plantadas e forma como foram dispostas no terreno, pretende-se criar uma grande diversidade no aspecto da estético, introduzindo muitas novas cores, formas e texturas, com um mosaico rico e diverso de ecossistemas e habitats.

Por fim, ao serem plantadas árvores de grande porte nestes pontos, as raízes das árvores ao crescer irão fixar solos, nutrientes e águas. 

A biodiversidade de fauna também será bastante beneficiada em virtude das espécies escolhidas e dos novos habitats criados.

2 comentários:

helena frontini disse...

É importante continuar a divulgar a importância da plantação de árvores para melhorrar e manter os solos, evitando a erosão.

REINVENTANDO disse...

Helena, se a população tivesse mais consciência disso. Moro em casa com um grande quintal com árvores variadas, minha vizinha semana passada, mandou, no quintal dela retirar todas as árvores..chorei quando vi o descaso com a natureza..resultado, os animais que não tem mais seu habitat natural passaram a viver no meu quintal onde dobrou o número da fauna.
Abraços.Sandra