Fauna selvagem aqui nas redondezas - Texugo

Texugo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Texugo-americano
Os Texugos são animais de pernas curtas e atarracados, de pelagem castanha ou negra, carnívoros que pertencem à família dos mustelídeos (Mustelidae, a mesma família de mamíferos e dos furões, doninhas, lontras, e muitos outros tipos de carnívoros). 
Os texugos típicos (Meles) têm pernas curtas e são corpulentos.  

O comportamento dos texugos, todos se abrigam em tocas de grandes galerias subterrâneas, vivendo em túneis. Alguns são solitários, mudando-se de casa em casa, enquanto outros são conhecidos por formarem clãs. O tamanho do clã é variável de 2 para 15. 

Os texugos são animais ferozes e protegerão os seus jovens a qualquer preço. São capazes de repelir animais muito maiores como raposas, lobos, coiotes e ursos e podem correr ou galopar em até 25–30 km por hora de curto períodos de tempo.

Na reprodução, seja quando for que se dê o acasalamento, as crias só vão nascer nos primeiros meses do ano. Isto graças à chamada implantação diferida ou retardada. Esta consiste em que após a cópula, dá-se a suspensão do desenvolvimento do embrião pois o ovo fecundado só se implanta no útero três a dez meses mais tarde.

Ao fim de um período de gestação de sete semanas, é normal cada ninhada ser de uma a cinco crias (três, em regra) que ficam na toca até às oito semanas. Nascem habitualmente entre Janeiro e Abril e, como acontece com todos os mamíferos, os cuidados parentais ficam por conta da fêmea, que cuida dos jovens até ao primeiro Outono e, por vezes, até ao primeiro Inverno. Os machos atingem a maturidade sexual entre 1 e 2 anos de idades e as fêmeas entre 12 e 15 meses. O texugo pode viver até aos 14 anos no estado selvagem e até aos 16 anos em cativeiro.

Alimentam-se de pássaros que nidificam em terra (como a andorinha-das-barreiras Riparia riparia e as cortovias e calhandras), lagartos, anfíbios, animais mortos, peixe, insetos, e alguns tipos de plantas, silvestres ou horticolas. Diferentemente de muitos carnívoros que atacam de emboscada, os texugos apanham a maior parte da comida cavando. Podem cavar túneis de roedores vivem com velocidade assombrosa. Sabe-se que escondem a comida.



Sem comentários: