Produção de cogumelos comestiveis


http://boomfestivalofficial.blogspot.pt/2013/04/do-humus-vem-os-fungos-from-humus-comes.html


Do Humus vêm os Fungos.


A inoculação de cogumelos Pleurothus ostreatus no composto das casas de banho secas

Ao composto resultante de 2008, em que foi adicionada uma boa quantidade de serradura e aparas de madeira, estivemos a verificar esse mesmo está em bom estado de decomposição, exceptuando a serradura, ainda muito atrasada.
Entretanto contactamos um amigo de Idanha-a-Nova que se dedica a investigação e produção de cogumelos e acabamos por optar por uma solução afim de tornar mais eficiente e rápida a decomposição final desta serradura.
Construímos camas compridas acumulando o composto. As camas têm cerca 5 metros de comprimento, 60 cm de largura e 50 cm de altura, num total e até ao momento de 24 camas.
No cume abrimos uma pequena vala longitudinal e dentro foi colocada palha, algum cartão e spam (micélio) de cogumelos do tipo Pleurothus, comestível e altamente saboroso. Voltamos a cobrir com o composto e entretanto tem sido esperar e ir criando mais camas, e inocular á medida que vamos produzindo micélio destes cogumelos. Este spam de micélio consegue-se utilizando borra de café, misturada com um pouco dos cogumelos triturados e manter em local escuro e com ligeiro teor de humidade. Quando já tem o aspecto de uma massa coberta de pelos brancos está pronto e vai para as camas para colonizar.
Resultado, neste momento estamos a ter diariamente produção de cogumelos para alimentação (e só 4 das 25 camas construídas, já estão em produção)  e no final, esta serradura vai ser transformada em composto de alta qualidade.
Falta de recurso no mundo ou falta de soluções, fezes humanas que poderiam estar a contaminar aguas e solos, estão a ser transformadas em solo fértil e cogumelos de alta qualidade

Sem comentários: