A "internet" da Natureza


Micorrizar os solos e árvores

Durante os últimos dias e resultado das abundantes chuvas, tenho andado numa azáfama de recolher cogumelos de várias espécies que crescem no terreno, triturar em solução liquida com água e depois, ir pela propriedade salpicando os solos com esta solução impregnada de esporos, que irão colonizar os solos com essas espécies de fungos, dando um bom input e ajuda á Natureza, para essa dispersão.
Neste sentido, estamos a dar preferência aos comestíveis para proporcionar maior abundancia deste recurso, num contexto multifuncional, mas nenhum tipo de cogumelo é desprezado, e assim usamos todas as espécies que ocorrem por aqui. Não sabendo das especificidades de cada espécie, que podem ter funções importantes no ecossistema, mesmo não sendo comestíveis para nós, deve ser também incentivado. Se existe cá, é para continuar a existir que de algum modo será importante.
A principal razão de o fazermos, apresentamos de seguida numa explicação que resulta num resumo de várias pesquisas e consultas de documentos.

A relação dos fungos com a floresta
Na verdade e na minha opinião, os fungos fazem tanto parte daquilo que se chama floresta, como as árvores, pois têm um papel fundamental na circulação e transferência dos nutrientes e energia, nesse ecossistema. São de igual modo responsáveis pela limpeza, concentração, translocação e redistribuição do nitrogênio nos solos. Redes de micélios bem desenvolvidas podem ir buscar nutrientes e humidade a distâncias consideráveis, transportando-os através dos solos, o que irá directamente beneficiar as árvores ligadas a esta rede subterrânea.


Crê-se também que os micélios de fungos existentes no solo, funcionam como uma enorme rede de comunicação entre fungos, raízes de plantas e outros agentes do solo. De algum modo funcionam como se fossem a internet da floresta, ou na cinema, o sistema de comunicação das arvores, ficcionada no filme “Avatar”. 

É por meio do micélio que um fungo absorve os nutrientes a partir do seu meio ambiente, que acontece em duas fases.  Primeiro, as hifas (filamentos do micélio) produzem as enzimas no interior, ou sobre a fonte de alimento e dissolvem elementos orgânicos em componentes mais pequenos, que irão então ser absorvidos pela complexa e por vezes muito grande rede de micélios, existente num solo de floresta saudável.
Os micélios são insubstituíveis na decomposição de material vegetal e orgânico em geral. O micélio associado ás raízes, aumenta a eficiência da absorção de água e nutrientes pelas plantas e reforça na suas defesa a alguns agentes patogénicos.
Uma das funções dos fungos na Natureza é a decomposição de compostos orgânicos. O petróleo, pesticidas , contaminantes vários, são constituídos por moléculas orgânicas, com estrutura de carbono. Isto significa que podem oferecer uma fonte de carbono como alimento para os fungos, o que resulta em todo um potencial de capacidade dos fungos eliminarem estes elementos no solo e água (bio-remediação).
Paul Stamet, que tem dedicado a vida a estudar e experimentar as funções dos fungos, provou o potencial dos mesmos como filtros biológicos, removendo produtos químicos e microrganismos do solo e da água. 
O actual conhecimento da relação entre  fungos micorrizícos e plantas, proporciona modelos de como melhorar o rendimento das culturas vegetais .
Em experiencias e testes de associação entre plantas e fungos, observaram-se grandes melhorias, ajudando as plantas a crescer mais rapidamente e a ficar mais fortes contra pragas e doenças, num incremento 2 a 5 vezes superior.
O tributo a estes incríveis seres até porque há um conhecido o maior organismo do mundo, 9,7 km2,  no leste do Oregon teve um crescimento contínuo de micélio antes de estradas madeireiras o cortarem. Estimado em 1.665 campos de futebol de tamanho e 2.200 anos de idade, este fungo alimentou-se da floresta acima várias vezes, e assim construiu camadas mais profundas do solo que permitem o crescimento de cada vez mais árvores. 

É por isso que estou a fazer o que posso para repovoar de cogumelos estas terras.
É também por isto que gostamos mesmo dos cogumelos aqui.

1 comentário:

jorge disse...

saberia me dizer qual é o nome do fungo da 2ª foto?