Criação de sebes para fauna e auxilio na horticultura (ventos, calor)

Nas hortas e florestas de alimentos, a gestão de sebes com arvores e de orlas de herbáceas,  constitui umas das principais medidas de ordenamento favoráveis ao incremento da diversidade biológica para alem da protecção a factores climáticos desfavoráveis.


As fiadas de árvores ou arbustos em limites de propriedades ou quebra-ventos, constituem habitat de nidificação, alimentação e abrigo para inúmeras espécies com interesse de conservação e espécies cinegéticas. 


Por outro lado, a instalação destas sebes, cortam os ventos fortes, quer sejam frios e prejudiquem culturas ou arvores, ou sejam quentes e secam e evaporam plantas e solos.

Por fim, temos também o efeito de margem ou borda em que, ao juntar dois habitats de características diferentes, reúnem-se as condições para a ocorrência das especies características de ambos, o que enriquece imenso um ecossistema.

Aqui e no caso desta quinta em que tenho humidade suficiente nos terrenos, usei principalmente Salgueiros, associados com alguns Freixos e Medronheiros como espécies perenes.


Plantei dando uma configuração de rampa, o que favorece o efeito pretendiodo, colocando os medronheiros e alguns Adernos e Crataegus (mais baixos e compactos  na "frente, para absorver o primeiro impacto dos ventos, seguidos dos salgueiros e freixos.
Foram todos plantados em compassos estreitos. Um metro entre cada para os arbustos e 2 metros entre cada arvore, para conseguir um efeito futuro de barreira mais compacta, afim de ser realmente efectivo o efeito de corta ventos.

1 comentário:

Paulo Torrão disse...

Adoro este teu Blog Tito!!!! Espero poder vir a visitar a tua quinta!!! grande abraço!!! Paulo Torrão (Algarve) ;)