Conferência Biodiversidade em ambiente urbano

Recentemente, no dia 23 de Novembro, estive nesta conferência que apresento em anexo e que bastante interessante foi por um lado pela qualidade das apresentações, por outro por acontecer ali uma série de tomadas de posição e Assunção de estratégias e objectivos por entidades competentes (Câmara de Lisboa, sobretudo) que muito me agradaram como estratégias viáveis no sentido de aumentar ou incentivar  (assim como sensibilizar) para a biodiversidade no meio urbano (e de igual modo no meio rural). quanto a mim e embora comentada a relevância dos logradouros e quintais particulares com elementos fundamentais em corredores verdes, elementos de fixação e alimento e abrigo de espécies, ficou por identificar que tipo de iniciativas poderiam ser tidas para fomentar e incentivar mais proprietários a adoptar uma vertente de espaços para a biodiversidade.
Na minha opinião e como já é iniciativa em Inglaterra e no município de Montpellier em França, um sistema de certificação e prémio aos jardins para biodiversidade poderia eventualmente ser uma iniciativa simples e possível de ter alguns resultados. Fica no ar a questão e desafio
Aqui está o link para as comunicações e apresentações resultantes da conferência que estão disponíveis em áudio  ou pdf


Comunicações da conferência Biodiversidade em ambiente urbano
Local: Museu da Electricidade - Fundação EDP (Av. de Brasília, Lisboa) 
Objectivos: Reflectir sobre a implementação de uma Estratégia para a Promoção da Biodiversidade em Ambiente Urbano; promover um debate multidisciplinar e criar novas sinergias para a definição de estratégias intermunicipais para a Biodiversidade; apresentar e divulgar o trabalho realizado no âmbito do Projecto Biodiversidade Lisboa 2020.
Destinatários: Especialistas, empresários, técnicos, decisores políticos, membros da administração pública, estudantes e outros participantes interessados na área da Biodiversidade e Ambiente Urbano.


Esta comunicação a mim pareceu-me particularmente interessante, tanto pelas iniciativas, conceito, postura e experiências já efectuadas


Oliver Hillel
Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (Montreal, Canadá)
Comunicações de Oliver Hillel



Brochura: Cities and biodiversity outlook

Sem comentários: