Orgânica do solo
Um solo saudável, rico em nutrientes e vida, é o elemento essencial de qualquer jardim. Solo é um ecossistema complexo e delicado na sua própria relação directa com uma infinidade de organismos que vão converter uma grande variedade de materiais inactivos na nutrientes essenciais que suas plantas vão prosperar. Os fertilizantes químicos podem destruir estes organismos e criar no jardim ou horta um ciclo de dependência.
Um princípio fundamental da jardinagem ecológica é alimentar o solo e de seguida, deixar a terra alimentar as suas plantas. Fornecendo os materiais que a fauna e flora naturais no seu solo precisa para prosperar, irá incentivar mais e mais destes pequenos organismos que trabalham duro para crescer e se multiplicar. O resultado, uma qualidade cada vez maior do solo com mais nutrientes e mais disponíveis para as necessidades das plantas existentes.
A existências destes insectos, vermes e micro-organismos no solo também têm um efeito benéfico e positivo no arejamento do mesmo, tornando-se menos necessária as tarefas de mobilização.
Quando o solo desenvolve as condições ideais para os efeitos de propagação e vida própria dos micro-organismos, isso constitui a maior evolução de força e vitalidade do ecossistema. O bom solo promove populações saudáveis de minhocas e vermes e proporcionam as condições também, para atrair visitantes maiores de fauna selvagem.
Com estes pequenos seres no jardim, facilmente poderão começar a ser observadas sinais de visitas de ouriços, sapos e várias espécies de aves. Essas presenças por sua vez, ainda mais contribuem para a qualidade do solo. Você ficaria surpreso o quanto de nutrientes sai das fezes das aves que poderão habitar o seu jardim e desse modo enriquecê-lo tanto na fertilidade, no controle de pragas, como no fantástico elemento da biodiversidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário