As cultura das "3 irmãs" no festival BOOM


Ilustração de Luisa Nunes
“Guilding” em Permacultura, significa colocar plantas especificas a crescer em conjunto para que se possam interajudar a complementar nas necessidades, criando um ecossistema agrícola mais saudável e diversificado, reduzindo o trabalho para o agricultor!
Um exemplo clássico, representado aqui, é o tradicional “Três irmãs” (milho-feijão-abóbora).[ Plantadas juntas, o milho fornece a haste para os feijões escalarem; os feijões fornecem o nitrogênio ao solo para nutrir o milho; e a abóbora sai da terra para fora, impedindo a competição da vegetação não desejada e protege as raízes rasas do milho
Quase todos os americanos nativos incluem alguma história de sua cultura, referente as "Três Irmãs": Milho, feijão, e abóbora
Dependendo da região por vezes são plantadas cabaças e as noutras são adicionados girassóis. Esta tradição americana nativa é baseada no "círculo da vida," ou da idéia que todas as coisas vivas se interagem para a sobrevivência.
As nações consideram o feijão, o milho e a abóbora como os três presentes sagrados do Criador.
Numa história, estas plantas foram dadas aos povos quando germinaram milagrosamente do corpo da filha da Mulher do Céu, proporcionando a agricultura aos humanos.
O milho, os feijões e a abóbora são conhecidos por terem espíritos individuais e serem sustentadores da vida. As mulheres eram responsáveis por estas colheitas no campo porque são igualmente generosas e sustentadoras da vida. Participar dessana colheita é uma honra na tribo.

1 comentário:

Unknown disse...

Muito interessante, sempre a aprender!! Obrigado.