Bombas de sementeiras (seed bombs) para guerrilha urbana de jardins

Detesta os baldios abandonados ao lado da estrada e ruas da cidade?
Os jardins públicos, caldeiras de árvores, etc cheios de terra nua e mal aproveitada.
Jardins públicos cheios de espécies exóticas e relvados foleiros de alto custo de manutenção e consumo de água?
Gostaria de ver um jardim de flores num desses lotes, mas tem receio de ser preso por violação de propriedade pública ou alheia?
Não tem o dinheiro para comprar plantas que gostaria de ver nesses espaços? 
O terreno em questão é de acesso muito difícil de entrar?
Bem, a bomba de sementes é a grande solução e "arma" adequado para si, na acção de guerrilha urbana de jardins.

A bomba de sementes é barata se comparado à compra de transplantes. É natural e orgânica, fácil de fazer, portátil e de fácil transporte, e pode facilmente cobrir-se uma grande área com bombas de sementes num espaço de tempo muito curto.  A bomba de sementes também é uma grande arma no arsenal nos jardineiros de guerrilha, quando o "guerrilheiro" precisa de obter resultados rápidos.


Todos os materiais nesta instrução são baratos ou gratuitos, fáceis de encontrar, e são naturais e orgânicos.

Na sua área, se disponível, apanhe terra de textura barrenta, que agregue muito (em Monsanto, junto de alguns dos caminhos  e em muitos baldios de Lisboa, bastando escavar 10 cm encontra-se, ou se não houver barro disponível na sua zona, pode usar de barro comprado e misturado com uma porção de 30 % de matéria orgânica.
Use de preferência sementes de espécies de plantas autóctones da sua região (Consulte os sites de Conservação da Natureza ou outros, procurando por Flora autóctone de Portugal (Tentarei por aqui muito em breve uma lista de espécies possíveis), depois compre misturas de sementes de flores e plantas nativas. Ou se for a época certa (agora) apanhe em terrenos baldios ou matas na periferia da cidade.

O ideal são arbustos e ervas perenes que crescem nas nossas charnecas e matagais. São extremamente rústicas, com capacidades de pioneiras em terrenos pobre e degradados por isso muito eficazes, e regra geral são muito bonitas, as plantas dos matos portugueses, com grandes e abundantes florações que variam ao longo do ano.
Não só vão crescer bem, não vão expulsar outras plantas, aves e perturbar as populações de insectos, ou outros danos ambientais. Pelo contrário, irão beneficiar tanto a flora e fauna já existente, aumentando a biodiversidade.

Como fazer

Use um recipiente ou qualquer superfície plana e grande
Para a mistura de barro seco vermelho 5 peças de barro com uma parte de composto e uma sementes de flores parte, coloque algumas gotas da água na mistura com cuidado para não exceder e ficar demasiado pastoso. Amasse com as mãos até formar uma bola, alise e corte no tamanho desejado. Agora é só fazer uma bola pequena e deixe secar ao sol.

E de forma tão simples e até agradável de fazer, tem uma bomba de sementes de barro vermelho.

Agora poderá tornar-se um guerrilheiro de jardins urbanos para Cultivar Biodiversidade. 



Sem comentários: