Curso de Food Forest Mediterrânica




O mito da abundância tornado realidade


Imagine-se numa floresta onde quase tudo ao seu redor é alimento, e generosidade da Natureza. Árvores de fruto de grande porte formam uma cobertura. Olhando com atenção, pêras, maçãs diospiros, avelãs, nozes, castanhas etc. Arbustos preenchem os espaços mais abaixo. Carregam framboesas, mirtilos, groselhas, avelãs e outras frutas. Flores silvestres , plantas selvagens comestíveis, ervas e legumes perenes cobrem densamente o solo. Seja para alimentos e medicamento, atrair insetos benéficos, pássaros, e vida selvagem por todo o lado. Aqui e ali, videiras trepam árvores, arbustos, Todas estas plantas vivem em equilíbrio colaborando entre si, Esta é a floresta, de alimentos. Este é o cenário normal e pretendido numa Floresta de alimentos
Se é um proprietário ou planeia terras, pode considerar tornar essa terra num “horta floresta” que proporciona alimentos, medicamentos, habitat para animais selvagens (e domésticos) e muitas outras possibilidades num período relativamente curto de tempo. Pela permacultura, poderá imitar os processos naturais da Natureza para a floresta, onde a manutenção é mínima e a riqueza natural abundante.
Já não vai ter que gastar horas incontáveis a regar, capinar, fertilizar e controlar as pragas. Através de um grupo especifico e bastante diverso de plantas, e através de métodos e estratégias de design e planeamento, permite abundante produção, com enriquecimento do solo e muito beneficio para natureza, com cada vez menos esforço e recursos á medida que vai crescendo.
Nunca mais vai olhar para a agricultura da mesma forma, através desta abordagem que experienciará numa Food Forest já instalada e pela abordagem que será abordada com tanto de técnico, holístico e com toda a poesia e beleza que a Natureza proporciona.
Os tópicos do curso incluem:
·      Princípios de Permacultura, ecologia profunda e sistemas regenerativos
·      Princípios de design de floresta de alimentos
·      A vida das árvores e dinâmicas com os outros elementos do ecossistema
·      Selecção de espécies para fixadoras de nitrogênio, acumuladores dinâmicos, atração de insetos, controle de pragas, retenção de água, etc.
·      Alianças de plantas e estratégias de alelopatia
·      Sistema keyline
·      Regeneração e fertilidade de solos
·      Ecologia e biodiversidade
·      Reprodução de plantas
·      Dinâmicas vegetais na floresta
·      Auto regulação natural
·      A Floresta de alimentos portuguesa
·       
·      Princípios energéticos e dinâmicas natural
·      Gestão de águas
·      Manutenção e optimização do crescimento e produção


DURAÇAO DO PROGRAMA
2 dias

PARTICIPAÇAO
90 euros
Inclui actividade, alimentação, alojamento em camarata ou tenda

LOCAL
Quinta dos Salgueiros ː ː Projecto Regenerar
Idanha-a-Nova

INSCRIÇOES
projecto.regenerar@gmail.com
Tito Lopes - 966 237 047

Sem comentários: