Permablitz (substantivo) : uma reunião informal, num dia em que um grupo de pelo menos duas pessoas se unem para alcançar o seguinte:
- Plantar ou tratar hortas de produção alimentar em que alguém vive
- Execução e partilha de habilidades de acções relacionadas com permacultura e vida sustentável
- Construir redes comunitárias
- Intervir em reabilitação de um espaço Natural ou humano
Permablitzs são eventos gratuitos, abertos ao público, com oficinas gratuitas, comida partilhada, onde se pode fazer algum exercício e ter um tempo maravilhosamente bem passado em comunidade. Para ser definido como um permablitz cada evento também deve ser precedido por um projeto de permacultura por um designer em Permacultura. A rede funciona em reciprocidade , e, a fim de se qualificar para um permablitz você geralmente precisa chegar a algum lado, embora possa haver exceções neste caso. Nós iremos explicar mais sobre todas essas idéias abaixo.
Quem vem para um permablitz?
Toda e qualquer pessoa pode chegar a uma permablitz. O nível de habilidade e até mesmo a capacidade física não são problemas de tudo. Principalmente, os jardineiros ou hroticultores nas primeiras experiencias. Basta entrar e contribuir de qualquer forma que se for capaz. Pessoas das mais diversas origens e de nove meses a 90 anos podem aparecer.Porque todo a gente tem que comer, comida e horticultura é relevante para todo, então seguramente se encontram pessoas interessantes para partilhas, aprendizagem e convívio, num permablitz.
O que acontece num dia de permablitz?
Cada acção é diferente. Mas pode-se esperar ser recebido com uma chávena de chá. Haverá um círculo de introdução na qual o desenho para o dia e as ideias que o justificam, será explicado e então vamos começar a trabalhar. Haverá tarefas como manutenção de hortas, plantação árvores fruto ou florestais para a biodiversidade, cuidar de caminhos e valas de infiltração, fazer camas elevadas, compostagem, recuperação ou construção de um anexo em eco-construção, criação de pequeno lago Natural, construção de casas de banho secas, etc, etc, etc. É mostrado o que fazer e como trabalhar com os outros, e haverá workshops curtos relacionadas com as actividades.
Haverá, provavelmente, algumas outras oficinas durante o resto do dia, também. O anfitrião oferecerá um almoço partilhado - em que cada um pode trazer algo que gostaria de compartilhar, mas não precisa de o fazer. Durante cerca de quatro horas nós vamos quebrar e agradecer a todos. Até então, uma transformação muito deveria ter tido lugar! Você espera ir para casa cheio de ideias, tendo conheci muitas pessoas maravilhosas, ter tido um sabor de design em permacultura e tendo sido o aprender fazendo.
Como participar
Envolver-se é fácil. Inscreva-se para a base de dados para ficar no lista de candidatos sobre eventos próximos e cursos.
São dadas datas e endereços, e pode-se simplesmente aparecer. Geralmente é bom quando se pode levar ferramentas próprias, e se entender, algum alimento para partilhar. O anfitrião pode colocar alguns pedidos extras para coisas fáceis e que podem ser necessárias para uma iniciativa em particular. Mas é sobretudo bom, apenas aparecer e participar.
Antes e depois: Etapas para um permablitz
Cada permablitz faz parte de um processo mais longo, incluindo uma pré visita de projecto ou visitas de designers de permacultura, fazer a organização prévia dos materiais necessários , e após o blitz, fazem-se algumas visitas de acompanhamento para ver como as pessoas vão com os seus novos pomares, hortas, florestas ou estruturas.
O Projecto de Permacultura
Para manter fiel ao conceito, cada permablitz deve ter a entrada de alguém com muita experiência de campo, e conhecimentos de design em Permacultura.
O que é permacultura? Permacultura é um sistema de design que ajuda a integrar as pessoas (e suas necessidades, hábitos, habilidades, desejos, dinheiro e tempo) e local (as limitações físicas e potencialidades de um site, como um quintal) em sistemas ecologicamente harmoniosas que fornecem uma boa parte das necessidades das pessoas que ali vivem (com coisas como água, vegetais, frutas e ovos). Sistemas de Permacultura trabalham mais acerca de sistemas naturais como as florestas do que a agricultura industrial, sem necessidade de tratamentos ou aditivos artificiais e não produzindo resíduos indesejáveis, tóxicos ou contaminantes.
Quem coordena as redes permablitz?
Funciona de modo totalmente voluntário e informal. e alem da organização destas intervenções, propôe-se entre outras coisas:
- Produzir guias para designers, facilitadores, hosts e novas redes,
- Facilitar articulando potenciais hospedeiros com potenciais designers e facilitadores,
- Promover permablitzes específicos e o conceito permablitz em geral,
- Escrever newsletters,
- Coordenar a documentação de blitzes e compartilhamento de lições aprendidas,
- Organizar encontros de designers para a educação mútua
Cultivar.biodiversidade@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário