Permablitz- Intervenção comunitária intensa em Permacultura


  1. Plantar ou tratar hortas de produção alimentar em que alguém vive
  2. Execução e partilha de habilidades de acções relacionadas com permacultura e vida sustentável
  3. Construir redes comunitárias
  4. Intervir em reabilitação de um espaço Natural ou humano
Permablitzs são eventos gratuitos, abertos ao público, com oficinas gratuitas, comida partilhada, onde se pode fazer algum exercício e ter um tempo maravilhosamente bem passado em comunidade. Para ser definido como um permablitz cada evento também deve ser precedido por um projeto de permacultura por um designer em Permacultura. A rede funciona em reciprocidade , e, a fim de se qualificar para um permablitz você geralmente precisa chegar a algum lado, embora possa haver exceções neste caso. Nós iremos explicar mais sobre todas essas idéias abaixo.

Quem vem para um permablitz?

O que acontece num dia de permablitz?

Como participar

Antes e depois: Etapas para um permablitz

Cada permablitz faz parte de um processo mais longo, incluindo uma pré visita de projecto ou visitas de designers de permacultura,  fazer a organização prévia dos materiais necessários , e após o blitz,  fazem-se algumas visitas de acompanhamento para ver como as pessoas vão com os seus novos pomares, hortas, florestas ou estruturas.

O Projecto de Permacultura

Para manter fiel ao conceito, cada permablitz deve ter a entrada de alguém com  muita experiência de campo, e conhecimentos de design em Permacultura.
O que é permacultura? Permacultura é um sistema de design que ajuda a integrar as pessoas (e suas necessidades, hábitos, habilidades, desejos, dinheiro e tempo) e local (as limitações físicas e potencialidades de um site, como um quintal) em sistemas ecologicamente harmoniosas que fornecem uma boa parte das necessidades das pessoas que ali vivem (com coisas como água, vegetais, frutas e ovos). Sistemas de Permacultura trabalham mais acerca de sistemas naturais como as florestas do que a agricultura industrial, sem necessidade de tratamentos ou aditivos artificiais e não produzindo resíduos indesejáveis, tóxicos ou contaminantes.

Quem coordena as redes permablitz?

Funciona de modo totalmente voluntário e informal. e  alem da organização destas intervenções, propôe-se entre outras coisas:
  • Produzir guias para designers, facilitadores, hosts e novas redes,
  • Facilitar articulando potenciais hospedeiros com potenciais designers e facilitadores,
  • Promover permablitzes específicos e o conceito permablitz em geral,
  • Escrever newsletters,
  • Coordenar a documentação de blitzes e compartilhamento de lições aprendidas,
  • Organizar encontros de designers para a educação mútua


Cultivar.biodiversidade@gmail.com

Sem comentários: