Cultivar plantas para atrair a vida selvagem

Cultivar plantas para atrair a vida selvagem

Plantas que fornecem pólen e néctar tardio (Inverno)

Árvores: Salgueiro ( Salix caprea); Aveleira ( coryllus avellana)
Arbustos: Folhado (Viburnum tinus); Mahonia; Espinheiro bravo (Crataegus monogyna); Buddleja; Urze (Calluna vulgaris), Hera ( Hedera helix arborescens)
Bolbos: Crocus spp, Jacintos (muscari), Galanthus.
Flores: Miosótis ( Myosotis), Primula ( Primula vulgaris), Goivo encarnado 

O Funcho é um amigo do jardineiro, pode atrair cerca de 500 espécies de insectos, mais de metade dos quais devora pragas como pulgões e as lagartas. As sementes também são muito apreciadas.



Os Salgueiros (Salix spp) são importantes para alimentarem as borboletas nocturnas que por sua vez atraem os morcegos.

Também as Madresilvas (Lonicera spp) são óptimas para as borboletas e outros insectos nocturnos apreciadores de pólen e néctar de flores.


O Carvalho comum ( Quercus robur) pode sustentar mais de 250 espécies de insecto. Multiplique-se isto por aves e pequenos mamíferos, que por sua vez atraem mamíferos e aves maiores e por ai fora. É uma das bases da cadeia alimentar num ecossistema.


 Macieira brava ( Malus spp): São ideais para jardim pequenos ( em especial as de frutos vermelhos ou laranja ). Os pássaros irão devorar os frutos. Também Ouriços cacheiro e Texugos são grande apreciadores e comem os frutos caídos da árvore.



Espinheiro bravo (Crataegus monogyna): Atrai as lagartas e outros insectos. que fornecem alimento a inúmeras aves. As bagas também são procuradas por várias aves e pequenos mamíferos (incluindo Raposas e Genetas). Também é muito atractivo para as abelhas.

Os Sorbus spp, também apoiam a imensa vida selvagem pela produção de bagas, abrigos para nidificação e atrair grande quantidade de insectos.



Hera ( Hedera spp): Sabe-se estar associada a mais de 230 espécies de animais, desde insectos a aves. Fonte tardia de néctar para borboletas e as bagas atraem os pássaros. Muitas aves também a consideram abrigo ideal para nidificação


Medronheiro (Arbutus unedo): Grande produtor de bagas muito apreciadas por todo o tipo de animais desde insectos, mamiferos e aves. Também, é produtor de néctar fora de época, quando existe mais escassez.
Carvalhos e Pinheiros mansos, em zonas mais periféricas da cidade, próximo de parques, poderão ser uma atracção irresistível para Esquilos e Pica-paus que deles se alimentam, com grande preferência pelas suas sementes.








Piracanta ( Pyracantha spp): Alimentam aves ao longo dos meses frios do inverno por armazenarem muitas bagas em bom estado e por longo tempo, nos seus ramos.

Sem comentários: