Plantas que fornecem pólen e néctar tardio (Inverno)
Árvores: Salgueiro ( Salix caprea); Aveleira ( coryllus avellana)
Arbustos: Folhado (Viburnum tinus); Mahonia; Espinheiro bravo (Crataegus monogyna); Buddleja; Urze (Calluna vulgaris), Hera ( Hedera helix arborescens)
Bolbos: Crocus spp, Jacintos (muscari), Galanthus.
Flores: Miosótis ( Myosotis), Primula ( Primula vulgaris), Goivo encarnado

Os Salgueiros (Salix spp) são importantes para alimentarem as borboletas nocturnas que por sua vez atraem os morcegos.
Também as Madresilvas (Lonicera spp) são óptimas para as borboletas e outros insectos nocturnos apreciadores de pólen e néctar de flores.

Macieira brava ( Malus spp): São ideais para jardim pequenos ( em especial as de frutos vermelhos ou laranja ). Os pássaros irão devorar os frutos. Também Ouriços cacheiro e Texugos são grande apreciadores e comem os frutos caídos da árvore.
Espinheiro bravo (Crataegus monogyna): Atrai as lagartas e outros insectos. que fornecem alimento a inúmeras aves. As bagas também são procuradas por várias aves e pequenos mamíferos (incluindo Raposas e Genetas). Também é muito atractivo para as abelhas.
Os Sorbus spp, também apoiam a imensa vida selvagem pela produção de bagas, abrigos para nidificação e atrair grande quantidade de insectos.
Hera ( Hedera spp): Sabe-se estar associada a mais de 230 espécies de animais, desde insectos a aves. Fonte tardia de néctar para borboletas e as bagas atraem os pássaros. Muitas aves também a consideram abrigo ideal para nidificação


Sem comentários:
Enviar um comentário