Universidades Rurais ou Aldeias Pedagógicas


Universidades Rurais ou Aldeias Pedagógicas são espaços que funcionam em contextos de partilha de saberes relacionados com os meios de subsistência, as tradições, e o estilo de vida de base rural.
Na verdade e mais que a partilha de saberes ou conhecimentos, é a existência da possibilidade de vivência das realidades da vida no campo,  nas interacções sociais, nas actividades quotidianas  na execuções de objectivos e projectos, na forma de observar e estar na Natureza, no campo, na auto-suficiência.
O ~Espaço do projecto Regenerar é composto maioritariamente por prados e campos de horticultura, tendo também, pomares, floresta de alimentos e cultivos de plantas medicinais e frutos silvestres, zonas comunitárias em bio construção, pasto, habitações, oficina. As instalações estão vocacionadas para receber pessoas e actividades. 

Existe uma oficina multidisciplinar para actividades com crianças ou adultos e está em plano a construção de um dome para terapias e eventos de desenvolvimento pessoal. Muito em breve também irá avançar a pequena aldeia dos “Hobbits”.



Na vertente Natural existe uma grande e desenvolvida galeria ripícola, uma floresta jovem de sobreiros, vários lagos para a biodiversidade e muitas, muitas árvores jovens plantadas em toda a área. Ali mesmo a umas escassas centenas de metros existem grandes falésias que abrigas aguias, abutres, cegonhas negras e mochos reais.





O Espaço Regenerar, oferece a possibilidade de transformares as tuas férias ou percursos pessoais na busca de novos modelos de vida , numa experiência de trabalho em meio rural, no contexto da Ecologia, Permacultura e Transição. Mas sobretudo, abordando e experimento uma profunda conexão com a Natureza e consigo proprio


Todas as actividades que existem no espaço e no modo como são feitas, proporcionam-se à partilha. De vivência, conhecimento, e cultura dos afectos à Natureza. Depois, cabe-nos então criar condições em torno desta envolvente, para receber e os que desejam esta experiencia, de modo a que sejamos mais, cada vez mais, a estar na nossa terra em respeito e harmonia com todos os sistemas e seres vivos.

Estão assim, convidados todos os que buscam este tipo de experiências a contactar-nos e colocarem a sua expectativa e sonho e vir experimentar o seu sabor real, aqui…

1 comentário:

Educadores Multiplicadores disse...

Olá educador, boa tarde!

Talvez eu esteja aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para conhecer o Projeto EDUCADORES MULTIPLICADORES. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.

DIVULGUE SEU BLOGUE e fique em evidência!

Faça parte da maior comunidade de blogs do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam seu blog e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

IRIVAN