NEEM INDIANO - Azadirachta indica 

A árvore NEEM  é originária da Índia,  por isso é denominada NEEM INDIANO (Azadirachta indica), conhecida como árvore da vida ou farmácia da aldeia, devido à sua utilização como planta medicinal há muitas centenas de anos. O Neem é membro da família de Meliaceae, primo botânico do mogno.De acordo com a informação do painel Tábua em Ciência e a Tecnologia para Desenvolvimento Internacional, esta planta pode  introduzir uma nova era em dedetização, na redução da erosão e no desflorestamento. O Neem possui outras descrições tal como  "o   presente da natureza à humanidade", "árvore de muitas ocasiões", " árvore que purifica", " árvore maravilha", "árvore do século 21," e "árvore para  resolver problemas globais". São um reconhecimento de sua versatilidade. O nome de botânico, Azadirachta indica, deriva do Farsi, "darakht de azadeu hindi" literalmente significa "árvore livre ou nobre da Índia," sugerindo que é intrinsecamente livre de  pestes  e de problemas come doença.É benigno ao ambiente.

O Neem é um árvore perene, alta, de crescimento rápido que pode alcançar uma altura de 25m.  Possui uma copa atraente de folhagem e flores com cheiro de mel. Uma árvore adulta pode produzir 30 a 100 kg de frutas, dependendo da chuva, da insolação, do tipo de terra, e do ecotipo, o rendimento de 30 kg de sementes, dá 6 kg de óleo e  24 kg de bolo de semente. O Neem tem mais de 100 compostos bio-ativos raros, que têm aplicações potenciais em agricultura, cuidado animal, saúde pública, e para mesmo regular fertilidade humana.

ÓLEO DE NEEM

Os principais compostos  existentes no óleo de NEEM  são:
Azadirachtina  -   Salamina  -  Nimbina  -   Meliantriol, Triterpenos  -  Limonoides.   A Azadirachtina é o principal ingrediente e junto com os demais compostos atuam  da forma no controle dos insetos:
  • Repelente: o odor do óleo provoca repelência (nos insetos);
  • Anti-alimentar: inibe o desejo  do inseto  de  se alimentar
  • Ação de contato e de ingestão: reduz e elimina a população;
  • Controle da fertilidade: diminui a fertilidade dos insetos.

TEOR DAS SUBSTÂNCIAS
Azadirachtin-A,  Azadirachtina-B,  Nimbina  e  Salamina= 2,389 ppm / litro.

ÓLEO DE NEEM COMO UM BIOPESTICIDA

O Neem é naturalmente um pesticida eficiente e  ecológico. É comercialmente viável e ambientalmente correto, pois não polui e não é nocivo aos seres humanos. Como pesticida pode  ser usado no combate de  fungos,  bactérias,  doenças, caruncho e vários insetos que  são encontradas nas plantações e hortaliças comerciais.  Boa atua nos controles  das seguintes plantações, culturas e hortaliças.

Nos controles de fungos,  da  “mancha castanha”,  bactérias, caruncho, doenças das hortaliças, das doenças  viróticas, do vírus mosaico, combate a lagarta e quase todos insetos.

NEEM NO CONTROLE DE INSEcTOS
A folha seca moída, misturada com sal ou à ração do gado,  evita a mosca do chifre  e combate a verminose. O Azadirachta (Princípio ativo do Neem)  passa pelo sistema digestivo  do  ruminante passando o tempo suficiente para que as moscas do chifre não se desenvolvam.

DICAS SOBRE O ÓLEO DE NIM
- O óleo de nim puro reterá seu potencialpor muito mais tempo se armazenado em aproximadamente 10° C.
- Não misture nada com óleo de Nim até que você está pronto para usá-lo. Misture só a quantia de óleo de Nim que você usará em  4 a 6 horas.
- Use um pouco de sabão adicionado a porção do óleo cada vez você que for usado para pulverizar.
- O sabão (detergente) é usado para ajudar a emulsionar o óleo. Se nenhum sabão é usado o Neem não misturará com solução da  água  e pulverizar não será eficiente.
- Pulverize a planta completamente e qualquer superfície sobre que um inseto talvez viaje.

INSETOS ELIMINADOS COM O USO DO ÓLEO NEEM
Aedes aegypt,  ácaros,  berne,  barata,  carrapatos, brocas do tomateiro,  besouros,  formigas,  gilos, lagartas,  moscas, mosca branca, mosquitos, pernilongas, piolhos e pulgas.

2 comentários:

António Farinha disse...

Onde posso comprar sementes de Azadirachta?

Regenerar projecto disse...

Provavelmente encontra na net, tipo olx ou outras coisas assim que eu já tenho conseguido. Relativamente a neem e para meu uso próprio eu utilizo a melia Azaderachta, que tem semelhantes propriedades e é comum nos jardins portugueses